Os meios de comunicação: propostas de atividades na educação para o 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5317

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Educomunicação, Ensino primário, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar propostas de atividades interdisciplinares para o 4º ano do Ensino Fundamental, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em específico a temática a respeito dos meios de comunicação. O texto divide-se em dois momentos: 1) A compreensão da relação entre educação e comunicação, as transformações dos meios de comunicação, em particular o jornal, o rádio e a televisão. Contemplando as exigências da BNCC em relação aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) que são trabalhados de modo interdisciplinar; 2) As disciplinas selecionadas a essa temática dos meios de comunicação são: História, Matemática e Artes. As propostas de atividades contemplam as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades correspondentes presentes na BNCC. No entanto, consideramos que cada educador possui o seu próprio método de ensino, assim como, cada turma e/ou sala de aula terá as suas particularidades e necessidades.

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Biografia do Autor

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisa em andamento intitulada: Elementos constitutivos de um campo científico: História da educação matemática, seus habitus e estilos de pensamento. Mestra em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela UFSC (2017), estudos no área da História da Educação Matemática. Bacharel em Ciências Sociais pela UFSC (2013) e Licenciada (2017), na área da Sociologia da Educação. É integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB), do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC), do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina (GHEMAT-SC) e do Grupo de História da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil).

Juliana Ramos da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

HOFFMANN, Y. T.; SILVA, J. R. da . Os meios de comunicação: propostas de atividades na educação para o 4º ano do Ensino Fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335317, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5317. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5317. Acesso em: 22 dez. 2024.