Historicidade dos povos ciganos: documentário como registro histórico e ferramenta para divulgação das culturas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16003Palabras clave:
Povos Ciganos, Documentário, Ensino médio, MemóriaResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória histórica dos povos ciganos no Brasil e compreender a relevância a partir da utilização do documentário nas escolas de ensino médio, para construção de uma educação que vise à inclusão dos conhecimentos sobre estes povos e suas culturas no ambiente escolar. Para tanto, embasamo-nos em autores como Wanderley (2009), Durante (2022), Moonen (1996), Teixeira (2008). Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo interpretativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte de análise o documentário Arte e cultura: cultura cigana (UNIFASE, 2016), isponível no YouTube. Assim, a pesquisa evidenciou a presença cigana em diferentes momentos históricos, demonstrando que o documentário é uma importante ferramenta para formação das juventudes do ensino médio acerca dos povos ciganos e suas culturas, apresentando-se como uma rica propositura pedagógica.
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