Historicidade dos povos ciganos: documentário como registro histórico e ferramenta para divulgação das culturas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16003

Palabras clave:

Povos Ciganos, Documentário, Ensino médio, Memória

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória histórica dos povos ciganos no Brasil e compreender a relevância a partir da utilização do documentário nas escolas de ensino médio, para construção de uma educação que vise à inclusão dos conhecimentos sobre estes povos e suas culturas no ambiente escolar. Para tanto, embasamo-nos em autores como Wanderley (2009), Durante (2022), Moonen (1996), Teixeira (2008). Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo interpretativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte de análise o documentário Arte e cultura: cultura cigana (UNIFASE, 2016), isponível no YouTube. Assim, a pesquisa evidenciou a presença cigana em diferentes momentos históricos, demonstrando que o documentário é uma importante ferramenta para formação das juventudes do ensino médio acerca dos povos ciganos e suas culturas, apresentando-se como uma rica propositura pedagógica.

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Biografía del autor/a

Tatiane Pires de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em História pela Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, PB.

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em educação, professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

2025-10-27

Cómo citar

OLIVEIRA, T. P. de; ARAGÃO, P. C. de. Historicidade dos povos ciganos: documentário como registro histórico e ferramenta para divulgação das culturas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e16003, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16003. Acesso em: 5 dic. 2025.