O caminho da Tartaruga: Python e a biblioteca Turtle na educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15701Palavras-chave:
Novas tecnologias, Linguagem de programação, Ensino, LogoResumo
As novas tecnologias modificaram as formas de viver no século atual gerando impactos no ambiente educativo, o qual pode ser incrementado com novas possibilidades metodológicas a fim de desenvolver a aprendizagem discente. Dessa maneira, o objetivo é discutir como a aplicação da metodologia de ensino proposta pela linguagem Logo facilita o ensino da programação e de alguns fundamentos matemáticos, mesmo quando voltado para aquelas pessoas com pouco conhecimento prévio acerca dessa linguagem. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido mediante interações no ambiente Python e sua biblioteca Turtle, que permitiram executar alguns comandos de programação para exemplificar como a referida linguagem é pertinente para o ensino de programação e de algumas noções matemáticas. Evidenciou-se que tal feito possibilita uma aprendizagem mais construtiva, interativa e significativa, se comparada às formas tradicionais de ensino, uma vez que o sujeito aprendiz é instigado a construir o seu próprio aprendizado com base nos seus erros, mediante relação interativa dentro do ambiente, proporcionando um aprendizado com significado. Conclui-se que a linguagem de programação é um mecanismo importante para diversificar a escolarização formal, principalmente ao se tratar do ensino de programação e de matemática.
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