Três décadas da Declaração de Salamanca: estado do conhecimento relacionado às publicações sobre este marco para a educação inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15537

Palabras clave:

Políticas Públicas Inclusivas, Diversidade na Escola, Revisão Bibliográfica Sistemática

Resumen

A Declaração de Salamanca, assinada em 1994, é um marco para a Educação Inclusiva e segue como referência nas políticas educacionais, especialmente com o aumento de estudantes da Educação Especial no ensino regular. Com base nisso, realizamos uma pesquisa qualitativa-descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática do tipo Estado do Conhecimento. Os resultados se desdobraram em quatro categorias emergentes: (i) discussões sobre Educação Inclusiva e políticas públicas; (ii) aspectos da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado; (iii) presença de estudantes da Educação Especial nas escolas públicas brasileiras; e (iv) pesquisas bibliográficas sobre a Declaração de Salamanca. Concluímos que o documento continua sendo um importante referencial para ações voltadas à inclusão educacional, influenciando práticas pedagógicas e pesquisas acadêmicas. Seu legado reforça a necessidade de superarmos barreiras normativas e estruturais na Escola, contribuindo para reformas educacionais que garantam o direito à educação para todos, com acolhimento e respeito às diferenças.

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Biografía del autor/a

Liliane Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela UFV, com experiência em escolas públicas e privadas desde 2019. Atuo nos níveis Fundamental, Médio e EJA, com foco em Educação Inclusiva. Atualmente, sou mestranda em Educação em Ciências e Matemática.

Vinícius Catão, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela UFMG, especialista em Educação Inclusiva (Fundação João Pinheiro – MG), mestre e doutor em Educação pela UFMG. Pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Portugal).

Sandra de Oliveira Franco-Patrocínio, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto, docente e pesquisadora na área de Ensino de Química do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP (MPEC UFOP). É coordenadora do Laboratório de Educação Especial e Inclusiva.

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Publicado

2025-11-03

Cómo citar

SILVA, L. M. V.; CATÃO, V.; FRANCO-PATROCÍNIO, S. de O. Três décadas da Declaração de Salamanca: estado do conhecimento relacionado às publicações sobre este marco para a educação inclusiva: . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15537, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15537. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15537. Acesso em: 5 dic. 2025.