A abordagem da intersexualidade no ensino de embriologia em um curso de enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15344

Palabras clave:

Intersexualidade, Hipótese do Gancho, Embriologia.

Resumen

O presente artigo trata de uma tentativa de ressignificar o currículo de Biologia, Histologia e Embriologia (BHE) no primeiro ano do curso de bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública de Maceió-AL. O ensino tradicional de Biologia/Embriologia comumente discute a experiência intersexual como anormalidade. Diante desse contexto, deparamo-nos com a seguinte questão-problema: como falar de intersexualidade de modo não patológico e dentro de temas tradicionais do currículo da disciplina Biologia, Histologia e Embriologia? A partir dessa indagação, traçamos como objetivo maior refletir sobre as potencialidades de discutir intersexualidade por um viés não patológico em um curso de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, cuja análise de conteúdo realizada possibilitou constatar que tanto a abordagem como a clínica da intersexualidade na área da Saúde não são integrais, inclusivas e nem assecuratórias dos direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Viviane Patrícia Pereira Félix, Universidade Federal do Alagoas

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UFAL). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Professora-assistente de Biologia, Histologia e Embriologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor-adjunto da UFAL campus Arapiraca.

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Publicado

2025-10-01

Cómo citar

FÉLIX, V. P. P.; SILVA, I. P. da. A abordagem da intersexualidade no ensino de embriologia em um curso de enfermagem . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15344, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15344. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15344. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos