Formas de capital e influência familiar no desempenho escolar pelo olhar da sociologia da educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15248Palabras clave:
Sociologia da educação., Formas de capital., Família e educação., Desempenho discente.Resumen
Este artigo apresenta conceitos fundamentais de Pierre Bourdieu e James Coleman para o campo da Sociologia da Educação, bem como as reflexões e contribuições de outros autores visando mostrar a influência de diferentes formas de capital familiar no sucesso escolar dos filhos. O trabalho se valeu de uma consistente revisão bibliográfica que, dialogando com dados do Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), identificou a influência do apoio e da participação familiar nos resultados acadêmicos dos estudantes. As conclusões deste estudo indicam que os diferentes tipos de capital, cultural e social têm efeitos significativos no desempenho discente, seja por meio do apoio, incentivo e da participação familiar nos estudos ou pela mobilização da rede de apoio familiar, em que o ‘diálogo familiar’ e os ‘recursos educacionais familiares’ podem se tornar elementos diferenciais.
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