Formas de capital e influência familiar no desempenho escolar pelo olhar da sociologia da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15248

Palavras-chave:

Sociologia da educação., Formas de capital., Família e educação., Desempenho discente.

Resumo

Este artigo apresenta conceitos fundamentais de Pierre Bourdieu e James Coleman para o campo da Sociologia da Educação, bem como as reflexões e contribuições de outros autores visando mostrar a influência de diferentes formas de capital familiar no sucesso escolar dos filhos. O trabalho se valeu de uma consistente revisão bibliográfica que, dialogando com dados do Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), identificou a influência do apoio e da participação familiar nos resultados acadêmicos dos estudantes. As conclusões deste estudo indicam que os diferentes tipos de capital, cultural e social têm efeitos significativos no desempenho discente, seja por meio do apoio, incentivo e da participação familiar nos estudos ou pela mobilização da rede de apoio familiar, em que o ‘diálogo familiar’ e os ‘recursos educacionais familiares’ podem se tornar elementos diferenciais. 

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Biografia do Autor

Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Humanas (Educação)- PUC-Rio. Mestre em Educação pela UNIRIO. Graduada em Pedagogia pela PUC-RIO. Professora e Pesquisadora do LAED/PUC-Rio e membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Maria Luiza Canedo Queiroz da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV, Graduada e Licenciada em Psicologia pela PUC-Rio. Professora e Pesquisadora do GESQ – Grupo de Pesquisa em Gestão e Qualidade da Educação da PUC-Rio.

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Publicado

16-10-2025

Como Citar

SEQUEIRA, D. de A. F.; SILVA, M. L. C. Q. da. Formas de capital e influência familiar no desempenho escolar pelo olhar da sociologia da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15248, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15248. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15248. Acesso em: 8 nov. 2025.