Entre a memória social e arquivos: análise do sistema educacional de Rio de Contas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15220

Palavras-chave:

Docentes, Documentos, Educação, Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, por meio da memória social e arquivos, o sistema educacional de Rio de Contas-BA. Foi possível analisar as referências relacionadas à educação do município, contemplando tanto os pontos positivos quanto as dificuldades encontradas nesse período. Essa análise teve como base as fontes documentais encontradas no Arquivo Público Municipal de Rio de Contas (APMRC) e os dados coletados em entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação que exerceram suas funções no Centro Integrado
Rio-contense de Educação e Assistência (CIRCEA). Esse trabalho tem como abordagem a análise do discurso, de Bakhtin (1998), e explora a construção do sentido nas interações discursivas, com base na categoria polifonia. A educação municipal de Rio de Contas tem como referência o CIRCEA, que teve seu funcionamento entre os anos de 1959 e 2007. O CIRCEA, para além de referência em educação, é reconhecido por contribuir para o desenvolvimento econômico do município em questão.

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Biografia do Autor

Alice Angélica Mafra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Mestre em Educação pelo PPGED/UESB. Graduada em Licenciatura pela UESB.

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora plena do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários – DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB (Vitória da Conquista/BA/Brasil).

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

MAFRA, A. A.; BARRETO, D. A. B. Entre a memória social e arquivos: análise do sistema educacional de Rio de Contas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15220, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15220. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15220. Acesso em: 5 dez. 2025.