O ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15154Palavras-chave:
Deficiência Intelectual., Educação Especial, Matemática, Methodi Ordinatio.Resumo
A inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no ensino de Matemática apresenta desafios que demandam práticas pedagógicas eficazes. O objetivo desse estudo é analisar as práticas pedagógicas no ensino da Matemática para alunos com DI. A metodologia adotada foi de uma Revisão Sistemática, por meio do Methodi Ordinatio, abrangendo o período de 2018 a 2023. Foram consultadas as bases Web of Science, Scopus, Science Direct e SciELO, utilizando os descritores "Mathematics", "Intellectual Disability" e "Special Education". Os resultados indicaram que as práticas pedagógicas inclusivas, como uso de materiais concretos, jogos e softwares educacionais, são eficazes no ensino e aprendizagem desses alunos. Entretanto, desafios como escassez de recursos, necessidade de adaptação curricular, legislações efetivas e desenvolvimento profissional contínuo dos professores foram destacados. É necessário investir na formação continuada, garantir acesso a recursos adequados e promover ambientes educacionais inclusivos que possibilitem a todos os alunos oportunidades de aprendizado significativo em Matemática.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Intellectual disability fact sheet-DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
BOUCK, Emily C.; LONG, Holly. Teaching students with intellectual and developmental disabilities to calculate cost after discounts via schematic diagrams. Research in Developmental Disabilities, v. 102, p. 103656, 2020.
BOUCK, Emily C.; PARK, Jiyoon; SHURR, Jordan. Using the virtual-representational instructional sequence to support the acquisition and maintenance of mathematics for students with intellectual disability. International Journal of Developmental Disabilities, v. 67, n. 3, p. 217-228, 2021.
COX, Sarah K.; JIMENEZ, Bree A. Mathematical interventions for students with autism spectrum disorder: Recommendations for practitioners. Research in Developmental Disabilities, v. 105, p. 103744, 2020.
DAVID, Carmen Viorica; COSTESCU, Cristina Anamaria; ROȘAN, Adrian Marian. Factors That Support Technology Integration Practices in the Math Education of Children with Intellectual Disabilities. Children, v. 10, n. 6, p. 918, 2023.
HORD, Casey; DUPPSTADT, Marissa; MARITA, Samantha; PESCATRICE, Stephanie. Access to seventh grade mathematics: A case study of two students with mild intellectual disability. Journal of Intellectual Disabilities, v. 25, n. 1, p. 31-49, 2021.
KLEEMANS, Tijs; SEGERS, Eliane; VERHOEVEN, Ludo. Individual differences in basic arithmetic skills in children with and without developmental language disorder: Role of home numeracy experiences. Early Childhood Research Quarterly, v. 43, p. 62-72, 2018.
LINDSTRÖM, Esther Ritva; FISHER, Emma; COOK, Megan; PERRELLA, Mariangela; MCFADDEN, Kimberly; CHEN, Rui; FALLAH, Mohammad Bahadori. An observation study of mathematics instruction for students with IDD in grades K-2. Research in Developmental Disabilities, v. 141, p. 104591, 2023.
MOJICA, José Marcos López. Comprensión de la probabilidad de jóvenes con discapacidad intelectual. Revista científica, n. 33, p. 306-315, 2018.
MOURA, Thainá Letícia Dourado; BENITEZ, Priscila; GOMES, Vivilí Maria Silva; ELIAS, Nassim Chamel; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23010, 2023.
PAGANI, Regina; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, 1–27, 2015. DOI:10.1007/s11192-015-1744-x
PAGANI, Regina Negri; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Mauricio Martins de. Avanços na composição da Methodi Ordinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 46, n. 2, p. 161–187, maio/ago. 2017.
PARK, Jiyoon; BOUCK, Emily C.; JOSOL, Cynde K. Maintenance in mathematics for individuals with intellectual disability: A systematic review of literature. Research in Developmental Disabilities, v. 105, p. 103751, 2020.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83–89, jan./fev. 2007.
SATELER, Francisco Roja; ULLOA, Constanza San Martín; GUZMÁN, Andrea Cáceres; VEGA, Chenda Ramírez; CORDOVA, Vanessa Vega; VIDELA, María Victoria Martínez; OLAVARRÍA; Ximena Paniagua. Oportunidades de aprendizaje matemático para estudiantes con discapacidad intelectual en escuelas de educación especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. e0122, 2021.
SCHNEPEL, Susanne; AUNIO, Pirjo. A systematic review of mathematics interventions for primary school students with intellectual disabilities. European Journal of Special Needs Education, v. 37, n. 4, p. 663-678, 2022.
TAKINAGA, Sofia Seixas; MANRIQUE, Ana Lúcia. O Uso da Tecnologia e suas Contribuições para a Formação Integral do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Matemática. Sisyphus-Journal of Education, v. 10, n. 3, p. 33-46, 2023.
TAN, Paulo; LAMBERT, Rachel; PADILLA, Alexis; WIEMAN, Rob. A disability studies in mathematics education review of intellectual disabilities: Directions for future inquiry and practice. The Journal of Mathematical Behavior, v. 54, p. 100672, 2019.
VIGINHESKI, Lucia Virginia; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SHIMAZAKI; Elza Midori; CASSANDRE, Marcio Pascoal. Formation of mathematical concepts by the intellectually disabled by means of soroban. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 970-994, 2020.
WILSON, Jonee; HUNT, Jessica H. Marginalized within the margins: Supporting mathematics meaning making among students with learning disabilities. The Journal of Mathematical Behavior, v. 67, p. 100982, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maycon Hryniewicz de Almeida, Adriela Maria Noronha, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Marizete Righi Cechin (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







