O estado da arte em Edith Stein
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15027Palavras-chave:
Edith Stein, Formação Docente, Pedagogia Integral, Ensino Superior.Resumo
A fenomenologia da filósofa alemã Edith Stein destaca a importância da empatia e da intersubjetividade nas relações humanas, conceitos essenciais para a construção de um ensino mais humanizado. Desse modo, este artigo apresenta uma análise do estado da arte sobre a aplicação do pensamento de Edith Stein na formação docente universitária, com foco na prática de orientação acadêmica no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão sistemática da literatura em bases acadêmicas reconhecidas, com um recorte temporal entre 2018 e 2022. Os resultados indicam que, embora haja um número crescente de estudos sobre a fenomenologia steiniana aplicada à educação, ainda existem lacunas na literatura sobre sua implementação prática na orientação acadêmica e na formação integral do docente. Dessa forma, conclui-se que a fenomenologia de Edith Stein oferece um referencial teórico significativo para aprimorar a relação entre orientadores e orientandos, contribuindo para uma educação superior mais reflexiva e dialógica.
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