O estado da arte em Edith Stein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15027

Palavras-chave:

Edith Stein, Formação Docente, Pedagogia Integral, Ensino Superior.

Resumo

A fenomenologia da filósofa alemã Edith Stein destaca a importância da empatia e da intersubjetividade nas relações humanas, conceitos essenciais para a construção de um ensino mais humanizado. Desse modo, este artigo apresenta uma análise do estado da arte sobre a aplicação do pensamento de Edith Stein na formação docente universitária, com foco na prática de orientação acadêmica no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão sistemática da literatura em bases acadêmicas reconhecidas, com um recorte temporal entre 2018 e 2022. Os resultados indicam que, embora haja um número crescente de estudos sobre a fenomenologia steiniana aplicada à educação, ainda existem lacunas na literatura sobre sua implementação prática na orientação acadêmica e na formação integral do docente. Dessa forma, conclui-se que a fenomenologia de Edith Stein oferece um referencial teórico significativo para aprimorar a relação entre orientadores e orientandos, contribuindo para uma educação superior mais reflexiva e dialógica.

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Biografia do Autor

Rebeca Maria Bruno Montenegro, Universidade Estadual do Ceará

É Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com doutorado sanduíche na Universidade Paderborn. Mestra em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Mestra em Strategic and International Management pela Technische Hochschule Deggendorf (THD).

Marina Dias Cavalcante , Universidade Estadual do Ceará

Pegagoga pela Universidade Estadual do Ceará, tem Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Dalva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Especializada em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2010).

Arliene Stephanie Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ed. Física pela Universidade Federal do RN (UFRN). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UECE. Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE).

Ursula Anne Mathias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz, mestrado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz, filosofa pela Universidade Pontifícia Salesiana, é teologa pela Faculdade Católica de Fortaleza. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nayara Maria do Carmo Carvalho Gomes, Universidade 7 de setembro

Graduada em Pedagogia e especialização em Coordenação e Gestão escolar pela Universidade 7 de Setembro (UNI7). Professora da Universidade 7 de Setembro e coordenadora do Colégio Shalom.

 

Referências

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Publicado

30-10-2025

Como Citar

MONTENEGRO, R. M. B.; CAVALCANTE , M. D.; CAVALCANTE, A. D. C.; PINTO, A. S. M. P.; MATTHIAS, U. A.; GOMES, N. M. do C. C. O estado da arte em Edith Stein. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15027, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15027. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15027. Acesso em: 8 nov. 2025.