Análise dos livros didáticos de biologia: eles são adequados para preparar os alunos para o ENEM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15016

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Ensino de Biologia, Exame Nacional do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar os Livros Didáticos de Biologia em face às possíveis aproximações entre o conteúdo abordado e as questões do ENEM. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, a partir da metodologia Análise Textual Discursiva (ATD). Foi objeto dessa pesquisa 29 questões do ENEM, presentes nas provas de 2018 a 2023, acerca da temática “moléculas, células e tecidos” além de duas coleções de Livros Didáticos aprovadas pelo PLND (2018 e 2021). Dentre os resultados, destaca-se, os LD analisados apresentam uma abordagem não elucidativa para a maioria das questões analisadas, mesmo a coleção atualizada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi ainda possível verificar a presença de termos nas questões das provas do ENEM que não são abordados nos LD.

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Biografia do Autor

Maria Clara Alves Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2024).

Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação Científica e Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP-UESB/Jequié-BA);

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Publicado

21-11-2025

Como Citar

PEREIRA, M. C. A.; ARCHANJO JUNIOR, M. G. de. Análise dos livros didáticos de biologia: eles são adequados para preparar os alunos para o ENEM?. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15016, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15016. Acesso em: 5 dez. 2025.