Ensino médio e língua portuguesa no Brasil: mudanças legais e implicações críticas na perspectiva de Marcuse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14987

Palavras-chave:

Educação Crítica, Formação cidadã, Política educacional, Pensamento Unidimensional.

Resumo

Este estudo investiga as transformações no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio brasileiro, com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) promulgadas entre os séculos XX e XXI. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, adota a análise de conteúdo de Bardin (2011), estruturada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. O corpus é composto por documentos legais e suas implicações pedagógicas. A análise revela que alterações semânticas refletem dinâmicas políticas, sociais e econômicas que impactam a prática educacional. Com base na teoria crítica de Herbert Marcuse, problematiza-se a linguagem normativa como instrumento de controle social, que enfatiza competências instrumentais e limita a formação crítica e dialética dos estudantes, favorecendo a reprodução de um pensamento unidimensional. O estudo defende o ensino da língua materna como ferramenta de emancipação, capaz de desenvolver criticidade e promover transformação.

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Biografia do Autor

Geane Izabel Bento Botarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e Mestra em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), especialista em Educação e graduada em Letras e Pedagogia, com vasta experiência na área educacional, tendo atuado no Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino técnico, pós-graduação, cursos livres, formação de professores e palestras, com alunos com ou sem deficiência. Possui experiência em diversos trabalhos como profissional autônoma (revisão de livros, apostilas, dissertações de mestrado, elaboração de atividades e materiais didáticos). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (2004) e graduação em Letras pela Faculdade São Bernardo (1992). Atualmente é professora de Comunicação no SENAI-SP. 

Rafael Garcia Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Educação pela PUC-SP e pesquisador na Direção de Inovação Educativa da Universidad Iberoamericana. Realiza doutorado sanduíche no IISUE-UNAM e no INIDE-Universidad Iberoamericana, na Cidade do México. Contribuiu substancialmente para o desenvolvimento do estudo, incluindo concepção, análise de dados e revisão. Aprovou a versão final e garantiu a integridade da pesquisa.

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Publicado

23-06-2025

Como Citar

BOTARELLI, G. I. B.; CAMPOS, R. G. Ensino médio e língua portuguesa no Brasil: mudanças legais e implicações críticas na perspectiva de Marcuse. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14987, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14987. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14987. Acesso em: 28 jul. 2025.