Intercompreensão e jogos digitais: dinamizando as aulas de língua portuguesa no 8º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14818

Palavras-chave:

Intercompreensão, Jogos digitais, Sequência didática, Língua Portuguesa

Resumo

Considerando a importância do trabalho com a compreensão escrita e a desmotivação dos alunos durante as atividades nas aulas de língua portuguesa, elaboramos uma proposta inovadora, integrada ao currículo, unindo jogos digitais e línguas românicas. Nesse sentido, o nosso objetivo foi investigar sobre as possíveis contribuições da abordagem de intercompreensão, aliada ao uso de jogos digitais, nas aulas de língua portuguesa com alunos do 8º ano. O aporte teórico fundamentou-se nos conceitos de Intercompreensão, estratégias de aprendizagem e jogos digitais. A pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, iniciou-se com a aplicação de uma sequência didática envolvendo um jogo plurilíngue digital. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada, observação da professora-pesquisadora e registro das impressões dos alunos. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que integram a intercompreensão e os jogos digitais estimulam a participação dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento da compreensão escrita.

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Biografia do Autor

Andreia Sales de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologia Educacional – Instituto Metrópoles Digital (PPgITE/ UFRN). Especialista em Português e Matemática em uma perspectiva transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Selma Alas Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutoral na Université de Lyon 2- França. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Universidade de São Paulo. Professora permanente do programa de Pós-graduação em Inovações em Tecnologia Educacionais (PPgITE/ UFRN).

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Publicado

05-06-2025

Como Citar

FREITAS, A. S. de; MARTINS, S. A. Intercompreensão e jogos digitais: dinamizando as aulas de língua portuguesa no 8º ano. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14818, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14818. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14818. Acesso em: 19 jun. 2025.