Intercompreensão e jogos digitais: dinamizando as aulas de língua portuguesa no 8º ano
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14818Palavras-chave:
Intercompreensão, Jogos digitais, Sequência didática, Língua PortuguesaResumo
Considerando a importância do trabalho com a compreensão escrita e a desmotivação dos alunos durante as atividades nas aulas de língua portuguesa, elaboramos uma proposta inovadora, integrada ao currículo, unindo jogos digitais e línguas românicas. Nesse sentido, o nosso objetivo foi investigar sobre as possíveis contribuições da abordagem de intercompreensão, aliada ao uso de jogos digitais, nas aulas de língua portuguesa com alunos do 8º ano. O aporte teórico fundamentou-se nos conceitos de Intercompreensão, estratégias de aprendizagem e jogos digitais. A pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, iniciou-se com a aplicação de uma sequência didática envolvendo um jogo plurilíngue digital. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada, observação da professora-pesquisadora e registro das impressões dos alunos. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que integram a intercompreensão e os jogos digitais estimulam a participação dos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento da compreensão escrita.
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