Utilização das redes sociais para uma leitura diária, crítica e reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14797Palavras-chave:
Leitura, Interação social, Relações étnicas, Redes sociaisResumo
Este trabalho versa sobre uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara, em Tarrafas-CE, por meio de um projeto que se justifica pela necessidade de ações que motivem a leitura, usando a tecnologia como aliada. Uma leitura que proporcione reflexões sobre diversas temáticas, destacando-se as associadas às relações étnico-raciais. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver e fortalecer o hábito da leitura diária, utilizando-se das redes sociais como ferramenta estratégica. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas pesquisas qualitativa e quantitativa, aplicação de questionários no início e no final de cada fase do projeto, postagens diárias de textos no Instagram e realização de semanas temáticas. A fundamentação teórica baseia-se em Almeida (2010), Santos; Oliveira; Melo (2021), Ribeiro (2019), Evaristo (2020), entre outros. Por fim, constata-se que os hábitos de leitura diária do público-alvo melhoraram, desenvolvendo uma conscientização antirracista e diálogos sobre relações étnico-raciais.
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Referências
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