Utilização das redes sociais para uma leitura diária, crítica e reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14797

Palavras-chave:

Leitura, Interação social, Relações étnicas, Redes sociais

Resumo

Este trabalho versa sobre uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara, em Tarrafas-CE, por meio de um projeto que se justifica pela necessidade de ações que motivem a leitura, usando a tecnologia como aliada. Uma leitura que proporcione reflexões sobre diversas temáticas, destacando-se as associadas às relações étnico-raciais. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver e fortalecer o hábito da leitura diária, utilizando-se das redes sociais como ferramenta estratégica. Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas pesquisas qualitativa e quantitativa, aplicação de questionários no início e no final de cada fase do projeto, postagens diárias de textos no Instagram e realização de semanas temáticas. A fundamentação teórica baseia-se em Almeida (2010), Santos; Oliveira; Melo (2021), Ribeiro (2019), Evaristo (2020), entre outros. Por fim, constata-se que os hábitos de leitura diária do público-alvo melhoraram, desenvolvendo uma conscientização antirracista e diálogos sobre relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Cicero Edissandro dos Passos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Professor Seduc/CE. Atua como professor de Língua Portuguesa, na cidade de Tarrafas.

Ana Paula Moraes Santos Souza, Secretaria da Educação do Ceará - Seduc/CE

Mestra em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2024). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2009) e em Gestão Escolar com ênfase em Coordenação e Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação - Flated (2016). Licenciada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2024). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Ceará - Seduc/CE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE). Foi coordenadora/formadora municipal do eixo de Educação Infantil em Tarrafas/CE no período de 2014 a 2020. Atuou como Articuladora do Mais Infância Ceará na Crede 16 no período de 2021. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, narrativas (auto)biográficas e história de vida.

Alice Moraes de Souza, Universidade Regional do Cariri

Graduanda do curso de Letras Português da Universidade Regional do Cariri.

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Publicado

23-06-2025

Como Citar

PASSOS, C. E. dos; SOUZA, A. P. M. S.; SOUZA, A. M. de. Utilização das redes sociais para uma leitura diária, crítica e reflexiva. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14797, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14797. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14797. Acesso em: 6 jul. 2025.