Enfeitiçar a memória: ensaios sobre a noção de des_arquivo na pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14785

Palavras-chave:

Arquivo, Desarquivo, Memória, Trans

Resumo

O presente texto, parte da pesquisa de doutorado em andamento, é um ensaio sobre as noções de des_arquivos que estão sendo desenvolvidas nessa investigação em andamento. Esta composição é inspirada pelos feitiços de Conceição Evaristo e pelas fugas de Saidiya Hartman (2020) às noções tradicionais daquilo que é compreendido, organizado e validado como memória/arquivo. O objetivo deste trabalho é propor uma breve noção de des_arquivo, ainda em construção, numa tentativa de emaranhamento em meio às im-possibilidades de enunciados arquivísticos sobre dissidências de gênero e sexualidade, suscitando provocações de como alguns arquivos podem atravessar os sentidos/experiências trans.  

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Biografia do Autor

Thomas Cardoso Bastos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação.  Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista CAPES.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

SANTOS, T. C. B. Enfeitiçar a memória: ensaios sobre a noção de des_arquivo na pesquisa em educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14785, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14785. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14785. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos