Pedagogias do rap: o rap como possibilidade de pluralização pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14538Palavras-chave:
Pedagogias Culturais, Rap, Insurgência, Pedagogias do Rap.Resumo
O artigo revisita o conceito de pedagogia, tradicionalmente limitado à educação escolarizada, e explora como práticas educativas contemporâneas, como o rap, podem expandir essa definição. Historicamente visto como um modelo uniforme e normativo, a Pedagogia não tem dado conta das práticas fora do ambiente escolar. O texto sugere uma redefinição da Pedagogia para incluir abordagens culturais e sociais, destacando o rap como uma forma de pedagogia cultural. A pesquisa investiga como o rap, como prática cultural e musical, pode ser entendido como um instrumento pedagógico não convencional que ensina e forma sujeitos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória e explicativa. Adota-se uma perspectiva crítica e interseccional, em que o estudo argumenta que o rapper, enquanto intelectual e ativista, desafia normas estabelecidas e promove reflexão e transformação social, representando uma forma potente de pedagogia no contexto cultural e social atual.
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