Pedagogias do rap: o rap como possibilidade de pluralização pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14538

Palavras-chave:

Pedagogias Culturais, Rap, Insurgência, Pedagogias do Rap.

Resumo

O artigo revisita o conceito de pedagogia, tradicionalmente limitado à educação escolarizada, e explora como práticas educativas contemporâneas, como o rap, podem expandir essa definição. Historicamente visto como um modelo uniforme e normativo, a Pedagogia não tem dado conta das práticas fora do ambiente escolar. O texto sugere uma redefinição da Pedagogia para incluir abordagens culturais e sociais, destacando o rap como uma forma de pedagogia cultural. A pesquisa investiga como o rap, como prática cultural e musical, pode ser entendido como um instrumento pedagógico não convencional que ensina e forma sujeitos. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem exploratória e explicativa. Adota-se uma perspectiva crítica e interseccional, em que o estudo argumenta que o rapper, enquanto intelectual e ativista, desafia normas estabelecidas e promove reflexão e transformação social, representando uma forma potente de pedagogia no contexto cultural e social atual.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.  E-mail:  adilsonhabowski@hotmail.com

Vinícius Barbosa Cannavô, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidad de Granada (Espanha) no Instituto de Migraciones. E-mail: viniciuscannavo13@gmail.com

Edmar Galiza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: edmargaliza@gmail.com

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Publicado

23-05-2025

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; CANNAVÔ, V. B.; GALIZA, E. Pedagogias do rap: o rap como possibilidade de pluralização pedagógica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14538, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14538. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14538. Acesso em: 18 jun. 2025.