Desafios e estratégias na educação matemática para jovens e adultos (EJA): uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14472Palavras-chave:
Educação Matemática, Situações-problema, Educação de Jovens e Adultos, Vivências.Resumo
Este artigo analisa a produção acadêmica sobre a educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma revisão sistemática (Sampaio; Mancini, 2007). As bases de dados utilizadas foram SciELO, SciVerse Scopus e LILACS. Os resultados apontam três aspectos essenciais: as barreiras de leitura e escrita que dificultam a resolução de problemas matemáticos (Smole; Diniz, 2001); a inserção de práticas pedagógicas inovadoras para melhorar o ensino da Matemática na EJA; e a valorização das vivências e culturas dos alunos para uma aprendizagem mais inclusiva (D'Ambrosio, 1990; Fonseca, 2020). Concluímos que, apesar dos avanços, é fundamental compreender o contexto dos alunos, dar voz às suas experiências e evitar a infantilização do ensino matemático.
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