Desafios e estratégias na educação matemática para jovens e adultos (EJA): uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14472

Palavras-chave:

Educação Matemática, Situações-problema, Educação de Jovens e Adultos, Vivências.

Resumo

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre a educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de uma revisão sistemática (Sampaio; Mancini, 2007). As bases de dados utilizadas foram SciELO, SciVerse Scopus e LILACS. Os resultados apontam três aspectos essenciais: as barreiras de leitura e escrita que dificultam a resolução de problemas matemáticos (Smole; Diniz, 2001); a inserção de práticas pedagógicas inovadoras para melhorar o ensino da Matemática na EJA; e a valorização das vivências e culturas dos alunos para uma aprendizagem mais inclusiva (D'Ambrosio, 1990; Fonseca, 2020). Concluímos que, apesar dos avanços, é fundamental compreender o contexto dos alunos, dar voz às suas experiências e evitar a infantilização do ensino matemático.

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Biografia do Autor

Jailson Carlos da Silva Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação em Inovação em Tecnologias Educacionais  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor de Matemática da rede estadual do Rio Grande do Norte e Coordenador de Programas Educacionais do município de Ielmo Marinho – RN.

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Publicado

08-05-2025

Como Citar

BARBOSA, J. C. da S. Desafios e estratégias na educação matemática para jovens e adultos (EJA): uma revisão sistemática da literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14472, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14472. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14472. Acesso em: 18 jun. 2025.