O construtivismo crítico e transformador para uma educação em paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14389

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada na Paisagem, Desenvolvimento Sustentável, Formação cidadã, Educação Científica, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho consiste em um ensaio crítico sobre Educação em Paisagem que propõe a integração entre pedagogias do construtivismo crítico e a educação transformadora nesse campo educacional ainda inovador no Brasil. Discute-se que a aprendizagem em paisagem pode ocorrer de maneira mais ampla, abrangendo distintas faixas etárias, setores, disciplinas, culturas e instituições, assumindo estratégias inclusivas. A aprendizagem baseada na paisagem pode contribuir para a alfabetização científica e ambiental, a valorização do patrimônio cultural e natural, a promoção da sustentabilidade e da resiliência em nossas paisagens. O texto destaca a importância da abordagem participativa e colaborativa na Educação em Paisagem, envolvendo a escola e a comunidade local na construção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais e sociais. O texto também proporciona a discussão de concepções de John Dewey e de Paulo Freire e outros teóricos da educação para argumentar que a Educação em Paisagem pode ser uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos críticos e politicamente engajados.

Downloads


Biografia do Autor

Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSCar em 1999 e título de Mestre em Ecologia e Recursos Naturais em 2003, também pela UFSCar. Posteriormente, doutorou-se em Biologia Vegetal pela UNICAMP, em 2008, seguido por dois pós-doutorados em Ecologia de Ecossistemas, um pelo CEAM/Espanha, em 2011, e outro pela USP, em 2018.No campo acadêmico, foi Pesquisador Doutor Colaborador pela UFABC no período de 2018 a 2019, professor na Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo em 2022. Especialista em Informática Aplicada à Educação pelo IFRJ e em Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP. Está em fase de segundo doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Educação Científica, Matemática e Tecnológica, desde 2021, concentrando suas pesquisas com Educação em Paisagem. A experiência docente abrange cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, tais como USP, UFABC, UNIVESP, CEETEPS, IFSul de Minas, EEP/FUMEP e FMPFM, com disciplinas correlatas às áreas de educação, pedagogia, ciências biológicas, gestão ambiental, ecologia, botânica, ecologia de paisagem e conservação da biodiversidade, entre outras.Além do ensino, acumula experiência profissional na assessoria e desenvolvimento de projetos de conservação da biodiversidade, colaborando com importantes órgãos nacionais e internacionais, tais como UNESCO, BID, PNUD, MMA, MCTI, ICMBio, CEMADEN e SMA/SP. Sua atuação nessas atividades envolve o diagnóstico do meio biótico, abiótico, sócio-cultural e histórico.Ao longo de sua carreira, participou ativamente de projetos de pesquisa internacional, colaborando com o grupo ECOPASS na Universidade Complutense de Madrid e engajando-se em intercâmbios financiados por instituições como Fundación Carolina/CAPES, Programa Ciências sem Fronteiras, Programa CAPES/DGPU e Programa Santander/UCM. Sua linha de pesquisa concentra-se na biodiversidade e conservação de comunidades vegetais, bem como nos valores das paisagens para a educação. 

José Manuel Crespo Castellanos, Universidade Complutense de Madrid

Geógrafo. Doctor en Educación (Didáctica de la geografía). Cartógrafo. Profesor universitario desde 2010 (Universidad Complutense de Madrid y Universidad a Distancia de Madrid) Autor de libros de texto de la Editorial Oxford Educación. Coodirector del grupo de investigación UCM GEODIDAC.

Referências

BETZ, Joseph. John Dewey and Paulo Freire. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 28, n. 1, p. 107–126, 1992.

BOWERS, Chet A. Silences and double binds: Why the theories of John Dewey and Paulo Freire cannot contribute to revitalizing the commons. Capitalism Nature Socialism, v. 17, n. 3, p. 71–87, 2006.

BROWN, Matthew J. John Dewey’s logic of science. HOPOS: The Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science, v. 2, n. 2, p. 258–306, 2012.

CABRAL, Clara Bertrand. Património cultural imaterial: convenção da Unesco e seus contextos. Leya: Lisboa, 2018.

CRESPO, José Manuel. La educación en paisaje en el Grado de Maestro de Educación Primaria. Universidad Complutense de Madrid, 2017.

CRESPO, José Manuel. Paisaje, un concepto geográfico para la educación ecosocial. Con-ciencia social: Segunda Época, n. 4, p. 59–72, 2021.

CECCON, Sheila. A educação ambiental em diálogo com os princípios de Paulo Freire. Instituto Paulo Freire: IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, São Paulo, 2014.

CRESPO, José Manuel; MARTÍNEZ-HERNÁNDEZ, Carlos; MATEO GIRONA, María Rosa; RODRÍGUEZ DE CASTRO, Ayar. Landscape Education Two Decades after the European Landscape Convention - A Study with Trainee Teachers. Education Sciences, v. 13, n. 12, p. 1188, 2023.

DE LA VEGA, Alfonso García. El paisaje: un desafío curricular y didáctico. Didácticas específicas, n. 4, p. 7–26, 2018.

DEWEY, John. Human nature and conduct: an introduction to social psychology. Warren Press, São Paulo, 2015.

DURAKOGLU, Abdullah; BICER, Baykal; ZABUN, Beyhan. Paulo Freire’s alternative education model. The Anthropologist, v. 16, n. 3, p. 523–530, 2013.

FERNÁNDEZ ÁLVAREZ, Rubén. La enseñanza del paisaje desde una concepción constructivista: propuesta didáctica. DeDiCa. Revista de Educação e Humanidades, n. 15, p. 135-159, 2019.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez, 1979.

FREIRE, Paulo. The politics of education: culture, power, and liberation. Greenwood Publishing Group, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31° ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, São Paulo, 2006.

GADOTTI, Moacir. Lições de Freire. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, 1999.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã educação pela cidadania. Editora Cortez, São Paulo, 2000.

GÜNDOĞDU, Hakan. Eleştirel düşünme ve eleştirel düşünme öğretimine dair bazı yanılgılar. Celal Bayar Üniversitesi Sosyal Bilimler Dergisi, v. 7, n. 1, p. 57–74, 2009.

HODSON, Derek. Time for action: Science education for an alternative future. International journal of science education, v. 25, n. 6, p. 645–670, 2003.

HODSON, Derek. Looking to the future. Springer Science & Business Media, 2011.

JOLDERSMA, Clarence W. The tension between justice and freedom in Paulo Freire’s epistemology. The Journal of Educational Thought (JET)/Revue de la Pensée Educative, p. 129–148, 2001.

LICERAS RUIZ, Ángel. El Paisaje: ciencia cultura y sentimiento. 1a ed. Granada. Disponível em: https://www.ub.edu/geocrit/b3w-1087.htm

LIMA, Valéria Vernaschi. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 421–434, 2016.

MARTÍNEZ-MEDINA, Ramón; ÁVILA-MARÍN, Covadonga. La noción del paisaje en el alumnado de Educación Primaria: un análisis de su representación. Documents d’anàlisi geogràfica, v. 67, n. 1, p. 133–151, 2021.

MAYO, Peter. Gramsci, Freire ve yetişkin eğitimi. Çev: Ahmet Duman. Ankara: Ütopya Yayınevi, 2011.

MENEZES, Marilia Gabriela de; SANTIAGO, Maria Eliete. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-posições, v. 25, p. 45–62, 2014.

MISIASZEK, Greg William. Educating the global environmental citizen: Understanding ecopedagogy in local and global contexts. Routledge, 2017.

MISIASZEK, Greg William; TORRES, Carlos Alberto. Ecopedagogy: The missing chapter of Pedagogy of the Oppressed. The Wiley handbook of Paulo Freire, p. 463–488, John Wiley & Sons, Nova Jersey, 2019.

MISIASZEK, Gregery William. Ecopedagogy in the age of globalization: Educators’ perspectives of environmental education programs in the Americas which incorporate social justice models. University of California: Los Angeles, 2011.

MURARO, Darcísio Natal. John Dewey e Paulo Freire: educação e transformação social. Revista Lusófona de Educação, v. 58, n. 58, 2022.

MURARO, Darcisio Natal. Democracia, liberdade e educação: Paulo Freire leitor de J. Dewey. Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia, v. 9, n. 2, p. 205–226, 2012.

Publicado

2025-03-06

Como Citar

PEREIRA-SILVA, E. F. L.; CRESPO CASTELLANOS, J. M. O construtivismo crítico e transformador para uma educação em paisagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14389, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14389. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14389. Acesso em: 2 abr. 2025.