Avaliação da aprendizagem: uma proposta didática com vistas à formação docente em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14371

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Estudo de Caso.

Resumo

Este estudo objetivou apresentar uma proposta de oficina didática centrada no tema avaliação da aprendizagem, especificamente, tomando como referência as gerações de avaliação. A oficina seria destinada à formação inicial de licenciandos em química; para tanto, foram utilizados seis estudos de caso, cada um representando uma geração de práticas de avaliação no contexto da educação em química. Ao construir e analisar esses estudos de caso, este artigo propõe um quadro metodológico abrangente para a formação de professores, defendendo uma abordagem inclusiva, equitativa e contextualmente relevante para a avaliação da aprendizagem. As conclusões sugerem que a integração dessas diversas estratégias de avaliação nos programas de formação de professores pode preparar melhor os educadores para enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento integral dos estudantes e professores.

Downloads


Biografia do Autor

Renan Martins Libório, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Ciências (GPEAC). É graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Katiuscia dos Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professora efetiva com dedicação exclusiva no Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Ciências (GPEAC).

Referências

ANDRADE, Rosivânia da Silva; VIANA, Kilma da Silva Lima. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, Bauru/SP, v. 23, n. 2, p. 507-522, abr./jun., 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6119333 Acesso em: 14 fev. 2025.

GUBA, Egon. Gotthold; LINCOLN, Yvonna Sessions. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=k_zxEUst46UC&oi=fnd&pg=PA21&dq=GUBA,+E.+G.%3B+LINCOLN,+Y.+S.+Fourth+generation+evaluation&ots=_045nehPGX&sig=EZXlIGNQwSEiUL8d0GE1gep0ulc Acesso em: 02 jul. 2024.

LIMA FILHO, Gilvan Dias de; TROMPIERI FILHO, Nicolino. As cinco gerações da avaliação educacional: características e práticas educativas. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 11, v. 1, p. 1-21, jul., 2013. Disponível em: https://www.semanaacademica.org.br/system/files/artigos/trabalho04.pdf Acesso em: 02 jul. 2024.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

MIGUEL, Kassiana da Silva. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019). 2021. 368 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 2021. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5554 Acesso em: 02 jul. 2024.

MIGUEL, Kassiana da Silva; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; FERRAZ, Daniela Frigo. As gerações presentes nos estudos relacionados à avaliação da aprendizagem: questões teóricas e práticas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41, p. 255-280, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13543 Acesso em: 02 jul. 2024.

RAMOS, Maurivan Güntzel; MORAES, Roque. A avaliação em Química: contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloísio (Eds.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. p. 368.

RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa; ARAÚJO, Adriana Castro. Entre gerações de avaliação, diferente perspectiva de avaliar na Escola Waldorf em Fortaleza. In: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2015, Fortaleza. Anais do VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza, 2015. p. 558-577. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24602 Acesso em: 14 fev. 2025.

SÁ, Luciana Passos; FRANCISCO, Cristiane Andretta; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de caso em química. Química nova, v. 30, p. 731-739, jun., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/nyCvcHWck6yN3pNq6KpKMtd/?lang=pt Acesso em: 02 jul. 2024.

SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1299-1311, dez., 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035 Acesso em: 02 jul. 2024.

SILVA, Assis Leão; GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, mai./ago., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048 Acesso em: 02 jul. 2024.

SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, v. 26, p. 32-43, abr., 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100005 Acesso em: 02 jul. 2024.

VALLE, Hardalla Santos do; ARRIADA, Eduardo. Educar para transformar: a prática das oficinas. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 1, p. 3-14, set., 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2514 Acesso em: 02 jul. 2024.

UHMANN, Rosângela Inês Matos; VORPAGEL, Fernanda Seidel. Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 1, n. 3, p. 1-14, set./dez., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710 Acesso em: 02 jul. 2024.

ZABALA, Antoni. A avaliação. In: A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-04-17

Como Citar

LIBÓRIO, R. M.; SOUZA, K. dos S. de. Avaliação da aprendizagem: uma proposta didática com vistas à formação docente em química. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14371, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14371. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14371. Acesso em: 28 abr. 2025.