Avaliação da aprendizagem: uma proposta didática com vistas à formação docente em química
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14371Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Estudo de Caso.Resumo
Este estudo objetivou apresentar uma proposta de oficina didática centrada no tema avaliação da aprendizagem, especificamente, tomando como referência as gerações de avaliação. A oficina seria destinada à formação inicial de licenciandos em química; para tanto, foram utilizados seis estudos de caso, cada um representando uma geração de práticas de avaliação no contexto da educação em química. Ao construir e analisar esses estudos de caso, este artigo propõe um quadro metodológico abrangente para a formação de professores, defendendo uma abordagem inclusiva, equitativa e contextualmente relevante para a avaliação da aprendizagem. As conclusões sugerem que a integração dessas diversas estratégias de avaliação nos programas de formação de professores pode preparar melhor os educadores para enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento integral dos estudantes e professores.
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