Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14285

Palavras-chave:

Aprendizagem musical, Currículo, Decolonialidade

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a ementa do componente curricular de Linguagem e Estruturação Musical I (LEM I) nos cursos de licenciatura em Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na perspectiva de uma avaliação centrada em especialistas, a partir de uma abordagem decolonial da aprendizagem musical. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter descritivo, constituindo um estudo de caso, com a utilização do método quadripolar e de um tratamento qualiquantitativo dos dados. A análise dos especialistas – dez licenciados em Música de três regiões do país – evidenciou que 60% deles consideraram que o componente curricular LEM I não apresenta contextualização; 70% não o julgam como atual; e 80% avaliam que a ementa não é relevante. A suspeita hipotética de uma Matriz Colonial de Poder presente no currículo de música do IFCE foi confirmada.

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Biografia do Autor

João Paulo Ribeiro de Holanda, Instituto Federal do Ceará – Campus Canindé

Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no eixo de Educação, Currículo e Ensino, Mestre em Artes - IFCE. Professor de Canto Popular do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora EBTT do Instituto Federal de Roraima; Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GPAGE).

Elvis de Azevedo Matos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor titular do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

HOLANDA, J. P. R. de; LOPES, A. C. de O.; LIMA, M. A. M.; MATOS, E. de A. Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14285, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14285. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14285. Acesso em: 2 abr. 2025.