Dilemas epistemológicos e conflitos curriculares nos cursos de licenciatura em Música do IFCE: avaliação centrada em especialistas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14285Palavras-chave:
Aprendizagem musical, Currículo, DecolonialidadeResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a ementa do componente curricular de Linguagem e Estruturação Musical I (LEM I) nos cursos de licenciatura em Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na perspectiva de uma avaliação centrada em especialistas, a partir de uma abordagem decolonial da aprendizagem musical. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter descritivo, constituindo um estudo de caso, com a utilização do método quadripolar e de um tratamento qualiquantitativo dos dados. A análise dos especialistas – dez licenciados em Música de três regiões do país – evidenciou que 60% deles consideraram que o componente curricular LEM I não apresenta contextualização; 70% não o julgam como atual; e 80% avaliam que a ementa não é relevante. A suspeita hipotética de uma Matriz Colonial de Poder presente no currículo de música do IFCE foi confirmada.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2023.
BARONE, T.; EISNER, E. Arts-based Educational research. In: GREEN, J.; CAMILLI, G.; Elmore, P. Complementary methods in educational research. Nova Iorque: Lawrence Erlbaum Associates Inc, 2006. p. 95-103.
BRUYNE, Paul de; HERMAN Jacques; DE SCHOUTHEETE, Marc. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Tradução de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. 251p. Título original: Dynamique de la recherche en sciences sociales.
ECCO, Idanir; GELHARDT, Geisa H. Contextualização e aprendizagem significativa: proposição de estratégias didático-metodológicas. Erechim: EdiFAPES, 2022.
EISNER, E. On the Use of Educational Connoisseurship and Criticism for Evaluating Classroom Life. Teachers College Record, 78, 1977. p. 345-358.
EISNER, E. W. El ojo ilustrado: indagación cualitativa y mejora de la práctica educativa. Barcelona: Paidós, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 54. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 88. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2024.
GODSELL, S.; SHABANGU, B.; PRIMROSE, G. (2024). Against colonial residues, towards decolonising assessment: a case study of a university history course. Cogent Education, 11(1).https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2362552.
HOLLER, M. T. A música na atuação dos Jesuítas na América Portuguesa. XV CONGRESSO DA ANPPOM — Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. 1131-1138 p. Disponível em:https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/
sessao19/marcos_holler.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.
KOELLREUTTER. O ensino de música num mundo modificado. In: KATER, Carlos (org.). Cadernos de estudo: educação musical, n. 6. Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, fev. 1997c. p. 37-44.
LIMA, Marcos Antonio Martins; OLIVEIRA, José Valmir Guimarães de; SOUZA, Jaqueline Ramos M. A de. Epistemologias e Avaliação de Programas. Fortaleza: Imprece, 2008.
MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas. 2009.
MACHADO, R. N. da S.; MACHADO, Áurea R. dos P.; SOBRINHO, A.; PÁDUA, M. L. de. A avaliação em larga escala e a legitimação da colonialidade global. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 959-978, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65289. Disponível em:https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65289. Acesso em: 8 ago. 2024.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 32, n. 94, jun. 2017.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.
PAIN, Rodrigo de Souza. A Educação decolonial e avaliação escolar: a importância desse diálogo. Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 1, p. 105-118, jan./jun. 2019.
PARDO, José Antônio. Formación general y educación em Hegel. Estudios filosofía/história/letras. 143, v. XX. Ciudad de México. Invierno 2022. p. 151-166. Disponível em:https://www.biblioteca.itam.mx/estudios/revista/143/000306360.pdf. Doi:10.5347/01856383.0143.000306360. Acesso em: 10 ago. 2024.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorialnos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Ensino superior em Música, colonialidade e currículos. Revista Brasileira de Educação, Juiz de Fora, MG, v. 25, e250054, 2020.
QUEIROZ, Luis R. S. Até quando Brasil? perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 153-199, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17611. Disponível em: https://econte
nts.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17611. Acesso em: 4 set. 2024.
QUEIROZ, Luis R. S. Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais. In: BEINEKE, Viviane (org.). Educação musical: diálogos insurgentes. São Paulo: Hucitec, 2023.
RIBEIRO, Antônio; GASPARINI, Max Felipe Vianna. Para decolonizar a avaliação: uma análise crítica a partir da teoria da decolonialidade. Revista Brasileira de Avaliação, 10(1), e100621, 2021. https://doi.org/10.4322/rbaval202110006.
SANTOS, Valnei Souza. A música dos blocos afro: formação de professores de música para implementação da Lei 10.639/03. 100f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SHABANGU, Bongani; PRIMROSE, Guy. Against colonial residues, towards decolonising assessment: a case study of a university history course. Cogent Education, 11(1).https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2362552.
SOUZA, Clarissa Lotufo de; RAMIREZ, Liz Leticia Martinez; LARSEN, Juliane Cristina. A presença da colonialidade na constituição de grades curriculares dos cursos de graduação em música de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 122–152, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17610. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17610. Acesso em: 4 set. 2024.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. Editora Atlas: São Paulo, 2000.
WORTHEN, Blaine. R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody. L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Gente, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Paulo Ribeiro de Holanda, Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marcos Antonio Martins Lima, Elvis de Azevedo Matos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.