Mulher, Ciência e sociedade: a perspectiva semiótica da imagem feminina nos livros didáticos de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14245

Palavras-chave:

Educação, Mulher, Imagem, Materiais didáticos de ciência

Resumo

Neste estudo, foi realizado o estado da arte mapeando as produções acadêmicas de 2018 a 2024 sobre a representatividade feminina em livros didáticos de Ciências, usando fontes, como Google Acadêmico, Scientific Electronic Library On-line (SciELO) e Revista Brasileira de Ensino de Física. O objetivo foi avaliar as mudanças ou a estagnação da imagem da mulher em materiais didáticos de Ciências. Ademais, na análise em gravuras de livros dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro coleções do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024, utilizou-se a semiótica peirceana para examiná-las. Optou-se por uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, pois a invisibilidade da mulher em manuais de Ciências ainda é pouco explorada na educação. Os estudos mostram a evolução da imagem feminina em manuais didáticos de Ciências ao longo dos anos. Apesar disso, ainda há representações veladas do papel feminino, refletindo a persistência de uma sociedade patriarcal nas produções educacionais.

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Biografia do Autor

Rayanne Carneiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Discente do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Ceará (IFCE)- campus Horizonte, ex- bolsista e hoje membro do Núcleo de estudos brasileiros Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI),bolsista Cnpq-PIBITI no projeto Mulher"com"ciência.

Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Graduada em Pedagogia pela UFC, mestrado em Tecnologia da Comunicação e Informação em EaD na linha Tecnologia pela UFC e doutorado em Educação (Currículo) pela PUC-São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) – Grupo Pesquisa em Educação e Práticas Pedagógicas Inovadoras do IFCE.

Adéle Cristina Braga Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (2020).

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Publicado

2025-02-23

Como Citar

SOUZA, R. C. de; ALMEIDA, A. C. F. de; ARAÚJO, A. C. B. Mulher, Ciência e sociedade: a perspectiva semiótica da imagem feminina nos livros didáticos de Ciências. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14245, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14245. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14245. Acesso em: 2 abr. 2025.