Objetos digitais de aprendizagem para o ensino da Química na perspectiva inclusiva: produções científicas (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14106Palavras-chave:
Educação especial, Tecnologias assistivas, Tecnologias DigitaisResumo
As Tecnologias Digitais (TD), quando direcionadas para o ensino, são consideradas como Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), e podem auxiliar os professores nas aulas, tornando-as mais interativas e atrativas aos estudantes. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo realizar o mapeamento das produções científicas que abordam o desenvolvimento e/ou uso dos objetos digitais de aprendizagem para o ensino inclusivo de Química. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que utilizou como metodologia de pesquisa a Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A busca foi realizada na plataforma de Periódicos Capes com descritores “Objetos digitais de aprendizagem”, nos anos de 2019 até 2023. Foram selecionados 14 artigos, sendo que nove envolviam os ODA com a Química e cinco que envolviam os ODA e a educação especial ou inclusiva. Infelizmente, não foi observado nenhum artigo que relacionasse o uso dos ODA para o ensino de Química na perspectiva inclusiva.
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