Percepção da qualidade no ensino superior: análise discente de uma IES filantrópica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14036

Palavras-chave:

Estratégia, Gestão, Inovação, HEDPERF, Qualidade de ensino

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar a percepção dos discentes sobre a relação entre indicadores de estratégia de gestão organizacional e de inovação com a qualidade do ensino de uma IES filantrópica. Para mensuração da qualidade do ensino, utilizou-se uma adaptação com indicadores teóricos sobre a estratégia de gestão organizacional e a inovação com o complemento do modelo HEDPERF de Firdaus (2006). Como modelo estatístico, aplicaram-se as técnicas de análise da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) (Fornell; Larcker, 1981). Os resultados sugerem que tanto a estratégia de gestão organizacional quanto a inovação estão positivamente associados à percepção da qualidade do ensino da IES. Como limitações da pesquisa, destacam-se a restrição da amostra selecionada e a impossibilidade de generalização dos resultados, uma vez que foi avaliada somente uma instituição de ensino que se enquadra nesta categoria de IES filantrópica.

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Biografia do Autor

Artur Ribeiro de Assunção, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica); Contador e Professor Universitário.

Kleber Domingos Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorado pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2015), mestre em Controladoria Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado UNIFECAP / SP (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC GOIÁS (1994).

Ana Claudia Santo Lima Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Educação São Francisco (FAESF).

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Publicado

24-04-2025

Como Citar

ASSUNÇÃO, A. R. de; ARAÚJO, K. D.; PINHEIRO, A. C. S. L. Percepção da qualidade no ensino superior: análise discente de uma IES filantrópica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14036, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14036. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14036. Acesso em: 22 maio. 2025.