Educação e trabalho: percepção dos colonos na época da CANG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13996

Palavras-chave:

Colônia Agrícola Nacional de Goiás, Educação, Exclusão social, Resistência, Política.

Resumo

O artigo analisa a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) sob a perspectiva dos colonos, relacionando suas experiências ao regime político da época, à ausência de políticas públicas e sociais na educação, e à formação política de jovens e adultos, com ênfase nos impactos geracionais. Evidenciam-se os movimentos sociais de resistência e a alienação política das camadas mais vulneráveis, que, privadas do acesso à educação básica, permanecem à margem da dignidade e das políticas sociais. Aborda-se ainda a forma como o discurso do progresso e da tecnologia contribuiu para essa exclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com traços historiográficos, fundamentada em fontes documentais e bibliográficas, incluindo textos de ex-colonos alfabetizados pela EJA. A análise dialoga com obras de Sayão (1985) e Dutra e Silva (2002, 2017), além de entrevistas e documentos históricos sobre a CANG.

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Biografia do Autor

Neusa Maria dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Mestranda da 36º Turma da Faculdade de Educação da UFG. Especialista em Educação Inclusiva Com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC Brasil) em 2010 e em Psicopedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 2005. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2002. Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC/GO) atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Solon Amaral. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia na Escola Santa Rita de Cássia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, Coordenação Pedagógica e na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

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Publicado

06-06-2025

Como Citar

SANTOS, N. M. dos. Educação e trabalho: percepção dos colonos na época da CANG. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13996, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13996. Acesso em: 18 jun. 2025.