Trabalho doméstico na historicidade da educação profissional em saúde: influências no construto da imagem social
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13787Palavras-chave:
Educação Profissional em Saúde, Trabalho doméstico, História, Imagem socialResumo
Objetivou-se elencar aspectos históricos do desenvolvimento da Educação Profissional (EP)/Educação Profissional em Saúde (EPS) no Brasil, observando contribuições à construção da sua imagem social, especialmente o trabalho doméstico, que atravessa essa construção. Trata-se do estado do conhecimento sobre a EP/EPS no Brasil e a formação da imagem social. A metodologia foi a revisão bibliográfica nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2007 a 2023, e outros autores. Os estudos apontam a realidade de modalidade formativa que acolhe pessoas socialmente desfavorecidas, mantendo a dicotomia entre fazer/pensar e imagem social abrigada na esfera representacional e afetiva. O contexto de desigualdade social é sustentador do dualismo na modalidade educativa, atravessada pela manutenção do gênero feminino associado ao cuidado, determinismo que se enraíza no binarismo de gênero.
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