Trabalho doméstico na historicidade da educação profissional em saúde: influências no construto da imagem social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13787

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde, Trabalho doméstico, História, Imagem social

Resumo

Objetivou-se elencar aspectos históricos do desenvolvimento da Educação Profissional (EP)/Educação Profissional em Saúde (EPS) no Brasil, observando contribuições à construção da sua imagem social, especialmente o trabalho doméstico, que atravessa essa construção. Trata-se do estado do conhecimento sobre a EP/EPS no Brasil e a formação da imagem social. A metodologia foi a revisão bibliográfica nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2007 a 2023, e outros autores. Os estudos apontam a realidade de modalidade formativa que acolhe pessoas socialmente desfavorecidas, mantendo a dicotomia entre fazer/pensar e imagem social abrigada na esfera representacional e afetiva. O contexto de desigualdade social é sustentador do dualismo na modalidade educativa, atravessada pela manutenção do gênero feminino associado ao cuidado, determinismo que se enraíza no binarismo de gênero.

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Biografia do Autor

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRN.

 

Sara de Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Potiguar (2017), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (2020), Mestrado em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2024).

Sheyla Gomes P. de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Educação Profissional em Saúde na Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN).Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Enfermagem pela UFRN.

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Publicado

2025-02-20

Como Citar

ANDRADE, E. . dos R. G.; SILVA, S. de O.; ALMEIDA, S. G. P. de. Trabalho doméstico na historicidade da educação profissional em saúde: influências no construto da imagem social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13787, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13787. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13787. Acesso em: 2 abr. 2025.