Conhecimento das ações de primeiros socorros para professores e funcionários na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13616

Palavras-chave:

Professores escolares, suporte basico de vida, conhecimento, revisão, educação

Resumo

O suporte básico de vida (SBV) é um conjunto de medidas emergenciais para salvar vidas, como RCP, ventilação e uso de desfibrilador. A aplicação do SBV nas escolas permite que os profissionais ajam rapidamente até a chegada de profissionais de saúde em casos de emergências. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da capacitação dos professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros na educação básica. Trata-se de uma Revisão de Literatura do tipo sistemática realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, de modo que foram selecionados oito estudos. Os achados apontaram que o desconhecimento sobre primeiros socorros é prevalente no ambiente escolar. Além disso, observou-se que muitos educadores reconhecem a necessidade do treinamento, mas apresentam déficits em relação ao conhecimento e à autoconfiança para agir em emergências. Conclui-se que a capacitação em primeiros socorros é importante para a promoção de um ambiente escolar mais seguro.

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Biografia do Autor

Acaz Petrus Soares, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação De Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. Docente no Colegiado de Fisioterapia da UNIFTC de Juazeiro- BA.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco

Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco, Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares

Rosana Alves de Melo, Universidade Vale do São Francisco

Doutora em Inovações Terapêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Professora adjunta do colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Petrolina e docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido- Mestrado Profissional (PPGDiDeS/UNIVASF)

Indinara Aparecida Torres, Secretaria de Educação de Pernambuco

Especialização em metodologia do ensino da matemática pela Faculdade de Ciências Empresariais de Natal

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Publicado

2025-03-08

Como Citar

SOARES, A. P.; FERNANDES, F. E. C. V.; MELO, R. A. de; TORRES, I. A. Conhecimento das ações de primeiros socorros para professores e funcionários na educação básica. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13616, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13616. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13616. Acesso em: 2 abr. 2025.