Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11805

Palavras-chave:

Trabalho docente, Políticas públicas em educação, Formação inicial, Condições de saúde

Resumo

Objetivou-se compreender as principais discussões científicas suscitadas nas pesquisas brasileiras sobre o trabalho docente. Realizou-se um estudo bibliométrico utilizando o software VOSviewer®. O corpus constitui-se por 286 registros extraídos da Web of Science, publicados de 2008 a 2023. As palavras-chave mais representativas nortearam a identificação de seis eixos temáticos: condições de trabalho adversas à saúde dos professores; as TDIC no trabalho docente; singularidades no trabalho docente; trabalho docente e políticas educacionais; precarização do trabalho docente; e trabalho docente na educação infantil. Os achados da pesquisa apontam para a precarização do trabalho docente no Brasil, que é antiga, mas foi acentuada com a pandemia da Covid-19 e a inefetividade política. Estratégias estão em curso com o escopo de mitigar essa situação, incluindo estímulo à formação inicial e continuada dos professores. Para superar as contradições históricas que afligem a educação e os professores, é fundamental que esse debate seja perene.

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Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC) e Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da UFPB, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Valdegil Daniel de Assis, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela UFPB na linha de pesquisa Políticas Educacionais (2019). Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química pela UFPB (1989). Especialista em Psicopedagogia pela UFPB (2014). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa SINTEMJP.

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. Pesquisador Seniors do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas, sobre Formação Docente (NEPESF) Tem experiência Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Políticas de Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, atuando nos seguintes temas: Mercado de Trabalho, Política de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação a Distância, Educação Física e História e Cultura Afro-brasileira. Formação de lideranças e empoderamento.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

NEVES, V. N. S.; DANIEL DE ASSIS, V.; HONORATO ARAGÃO, W. Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023). Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11805, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11805. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11805. Acesso em: 16 maio. 2024.