Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023)
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11805Palavras-chave:
Trabalho docente, Políticas públicas em educação, Formação inicial, Condições de saúdeResumo
Objetivou-se compreender as principais discussões científicas suscitadas nas pesquisas brasileiras sobre o trabalho docente. Realizou-se um estudo bibliométrico utilizando o software VOSviewer®. O corpus constitui-se por 286 registros extraídos da Web of Science, publicados de 2008 a 2023. As palavras-chave mais representativas nortearam a identificação de seis eixos temáticos: condições de trabalho adversas à saúde dos professores; as TDIC no trabalho docente; singularidades no trabalho docente; trabalho docente e políticas educacionais; precarização do trabalho docente; e trabalho docente na educação infantil. Os achados da pesquisa apontam para a precarização do trabalho docente no Brasil, que é antiga, mas foi acentuada com a pandemia da Covid-19 e a inefetividade política. Estratégias estão em curso com o escopo de mitigar essa situação, incluindo estímulo à formação inicial e continuada dos professores. Para superar as contradições históricas que afligem a educação e os professores, é fundamental que esse debate seja perene.
Downloads
Referências
ALVES, K. K.; CÔCO, V. Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil. EccoS, São Paulo, n. 54, e10581, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10581. Acesso em: 12 out. 2023.
ARAÚJO, O. H.; RODRIGUES, J. M. C.; ARAGÃO, W. H. O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 215-226, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9534. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9534. Acesso em: 19 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9534
ASSIS, V. D. et al. O papel do sindicalismo na valorização docente em João Pessoa-PB. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 15, n. 33, p. 926-944, 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1248. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248
BANDEIRA, H. M. M.; MARQUES, E. S. A. Planejamento colaborativo: necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, e023028, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16173. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16173
BORSOI, I. C. F.; PEREIRA, F. S. Professores do ensino público superior: produtividade, produtivismo e adoecimento. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 12, n. 4, p. 1213-1235, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1657-92672013000400018&script=sci_arttext. Acesso em: 8 set. 2023 DOI: https://doi.org/10.11144/averiana.upsy12-4.peps
BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252. Acesso em: 12 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252
CASTRO, D. P.; RODRIGUES, N. D. S.; USTRA, S. R. V. The reflexes of remote teaching in Covid-19 pandemic times. Revista Edapeci, São Cristóvão, v. 20, n. 3, p. 72-86, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/14543/11149. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314543.72-86
CORREIA, J. A. C.; SOUZA, J. C. S. O. A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo. Kalagatos, Fortaleza, v. 19, n. 2, eK22026, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8417. Acesso em: 16 out. 2023.
D’OLIVEIRA, C. A. F. B. et al. Transformações impostas pelo ideário neoliberal no trabalho docente de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 13, p. 355-361, 2021. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8665. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8665
FARFÁN, V. M. F.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Carreiras docentes, neoliberalismo e a nova gestão pública na América Latina. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 14, n. 36, p. 984-1005, 2023. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1392. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1392
FARIA, P. M. F.; CAMARGO, D. Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e64536, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64536. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64536
FERREIRA, A. O.; ARAGÃO W. H.; ANDRADE, W. M. L. As políticas para formação docente: o que conquistamos?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 352-371, 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5686. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686
FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e260256, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204835. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248260256en
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, K. A. S. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12926. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926
FIGUEIREDO, V. C. N.; SILVA, Q. E. F.; SANTANA, F. A. L. Assédio moral e gênero na universidade pública: ressonâncias do produtivismo no trabalho docente. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp., p. 1841-1855, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14291. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14291
GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOEBEL, D. K.; CARLOTTO, M. S. Preditores sociodemográficos, laborais e psicossociais da Síndrome de Burnout em docentes de educação a distância. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 37, n. 2, p. 295-311, 2019. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/6886. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886
GOMES, T. A. M. M.; LEHER, R.; COSTA, H. B. The teaching work in higher education business groups and the stock market on the stock exchange: a study of the conflicts. Education Policy Analysis Archives, [S.l.], v. 28, p. 8, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4902. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4902
LOPES, W. J. F.; SILVA, E. A. Base de profissionalidade do trabalho docente na Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 3, p. 810-833, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/5175. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p810
LORDANI, S. F. S.; CRUZ, D. S. L.; ARAÚJO, R. N. A formação continuada de professores da educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Ibero--Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp., p. 661-673, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16318. Acesso em: 17 out. 2023.
MACÊDO, S.; AMORIM, J. L.; SOUZA, M. P. G. Distanciamento social na pandemia da Covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 27, e39455, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39455. Acesso em: 16 out. 2023
MAGALHÃES, S. M. O.; SILVA, S. A.; PAULA, L. S. Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19. Dialogia, São Paulo, n. 38, e18912, 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18912. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18912
MARTINS, D. B.; RODRIGUES, A. Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem. EccoS, São Paulo, n. 65, e22350, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22350. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350
MATOS, I. B.; BONETI, L. W.; FERLA, A. A. Trabalho docente na medicina em uma universidade federal na região Sul do Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 32, n. 1, e210594, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210594pt. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902023210594en
MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V.; NASCIMENTO, K. A. S. A Avaliação do ensino- -aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e269037, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349269037por. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349269037por
MONTEIRO, M. I.; BUENO, B. O. Knowledges and practices of successful literacy teachers (Brazil, 1950-1980), Paedagogica Historica, [S.l.], n. 44, p. 179-191, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230701865561. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701865561
NASCIMENTO, K. A. S. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3471. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3471
NEVES, V. N. S.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, v. 25, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23128. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26
NEVES, V. N. S.; SALES, J. A. M. Pedagogia histórico-crítica nas produções científicas de periódicos educacionais cearenses. Holos, Natal, v. 8, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163
NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271
NUNES, C. P.; RAIC, D. F. F.; SOUZA, E. M. F. A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 14, n. 33, e16047, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16047. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047
OLÍMPIO, J. L. S. Solos na formação inicial de professores de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 13, p. 75-94, 2022. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1288. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v13i0.1288
OLIVEIRA, M. R. F.; SILVA, A. S. Entre o nascer e o pôr do sol: sentidos formativos para o trabalho docente na educação da infância em tempos nebulosos. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2814-2826, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15326. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15326
PEREIRA, N. M.; PREVITALI, F. S. Os impactos das reformas educacionais brasileiras no trabalho docente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Minas Gerais. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 5, n. 1, p. 75-89, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20500. Acesso em: 4 out. 2023.
PRADOS, R.; LAMAS, J. S. Trabalho docente por projetos: perspectivas da comunicação e as metodologias de ensino no contexto de novas tecnologias. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 14, n. 35, p. 714-726, 2022. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1300. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1300
RAIMANN, A.; FARIAS, R. H. S. Plano municipal de educação e o trabalho docente sob tensões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp., p. 780-795, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13349. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13349
ROCHA, D. R.; HYPOLITO, A. L. M. Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, e31908, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/31908. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908
RODRIGUES, A. M.S. et al. A temporalidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 5, p. 1829-1838, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019
SILVA, E. C.; MOREIRA, E. C. O plano de trabalho de professores de Educação Física ex-participantes do Pibid/FEF/UFMT. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 1, e2081, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2081. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.2081
SILVA, M. L.; MAIA FILHO, O. N.; RABELO, J. J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 215-34, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1002
SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7339, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013
TRENTIN, V. B. Práticas pedagógicas na EJA: o que a sala de aula revela?. Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, e121/1–23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/64744. Acesso em: 12 out. 2023.
VENTURELLI, R. M. Docência, teletrabalho e Covid-19: reinvenção, pressão e exaustão do professorado em tempos de quarentena. Pegada, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 275-306, 2021. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/7815. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7815
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer manual. Leiden, Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2022.
VIANNA, W. B.; PINTO, A. L. Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 125-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951
ZANI, J. B.; BUENO, L.; DOLZ, J. A atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 91-115, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166801. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p91-115
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vanusa Nascimento Sabino Neves, Valdegil Daniel de Assis, Wilson Honorato Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.