Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11805

Palavras-chave:

Trabalho docente, Políticas públicas em educação, Formação inicial, Condições de saúde

Resumo

Objetivou-se compreender as principais discussões científicas suscitadas nas pesquisas brasileiras sobre o trabalho docente. Realizou-se um estudo bibliométrico utilizando o software VOSviewer®. O corpus constitui-se por 286 registros extraídos da Web of Science, publicados de 2008 a 2023. As palavras-chave mais representativas nortearam a identificação de seis eixos temáticos: condições de trabalho adversas à saúde dos professores; as TDIC no trabalho docente; singularidades no trabalho docente; trabalho docente e políticas educacionais; precarização do trabalho docente; e trabalho docente na educação infantil. Os achados da pesquisa apontam para a precarização do trabalho docente no Brasil, que é antiga, mas foi acentuada com a pandemia da Covid-19 e a inefetividade política. Estratégias estão em curso com o escopo de mitigar essa situação, incluindo estímulo à formação inicial e continuada dos professores. Para superar as contradições históricas que afligem a educação e os professores, é fundamental que esse debate seja perene.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC) e Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da UFPB, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Valdegil Daniel de Assis, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela UFPB na linha de pesquisa Políticas Educacionais (2019). Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química pela UFPB (1989). Especialista em Psicopedagogia pela UFPB (2014). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa SINTEMJP.

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. Pesquisador Seniors do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas, sobre Formação Docente (NEPESF) Tem experiência Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Políticas de Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, atuando nos seguintes temas: Mercado de Trabalho, Política de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação a Distância, Educação Física e História e Cultura Afro-brasileira. Formação de lideranças e empoderamento.

Referências

ALVES, K. K.; CÔCO, V. Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil. EccoS, São Paulo, n. 54, e10581, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10581. Acesso em: 12 out. 2023.

ARAÚJO, O. H.; RODRIGUES, J. M. C.; ARAGÃO, W. H. O (des)lugar da pedagogia e da didática na formação dos professores. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 215-226, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9534. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9534. Acesso em: 19 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9534

ASSIS, V. D. et al. O papel do sindicalismo na valorização docente em João Pessoa-PB. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 15, n. 33, p. 926-944, 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1248. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1248

BANDEIRA, H. M. M.; MARQUES, E. S. A. Planejamento colaborativo: necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, e023028, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16173. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16173

BORSOI, I. C. F.; PEREIRA, F. S. Professores do ensino público superior: produtividade, produtivismo e adoecimento. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 12, n. 4, p. 1213-1235, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1657-92672013000400018&script=sci_arttext. Acesso em: 8 set. 2023 DOI: https://doi.org/10.11144/averiana.upsy12-4.peps

BORTOLIN, L.; NAUROSKI, E. Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8252, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8252. Acesso em: 12 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8252

CASTRO, D. P.; RODRIGUES, N. D. S.; USTRA, S. R. V. The reflexes of remote teaching in Covid-19 pandemic times. Revista Edapeci, São Cristóvão, v. 20, n. 3, p. 72-86, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/14543/11149. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314543.72-86

CORREIA, J. A. C.; SOUZA, J. C. S. O. A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo. Kalagatos, Fortaleza, v. 19, n. 2, eK22026, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8417. Acesso em: 16 out. 2023.

D’OLIVEIRA, C. A. F. B. et al. Transformações impostas pelo ideário neoliberal no trabalho docente de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 13, p. 355-361, 2021. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8665. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8665

FARFÁN, V. M. F.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Carreiras docentes, neoliberalismo e a nova gestão pública na América Latina. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 14, n. 36, p. 984-1005, 2023. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1392. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1392

FARIA, P. M. F.; CAMARGO, D. Emoções docentes em relação ao processo de inclusão escolar. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e64536, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64536. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64536

FERREIRA, A. O.; ARAGÃO W. H.; ANDRADE, W. M. L. As políticas para formação docente: o que conquistamos?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 352-371, 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5686. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e260256, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248260256por. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/204835. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248260256en

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, K. A. S. Educação & Formação Journal: balance of scientific production (2016-2018). Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12926. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12926

FIGUEIREDO, V. C. N.; SILVA, Q. E. F.; SANTANA, F. A. L. Assédio moral e gênero na universidade pública: ressonâncias do produtivismo no trabalho docente. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp., p. 1841-1855, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14291. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14291

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao01. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOEBEL, D. K.; CARLOTTO, M. S. Preditores sociodemográficos, laborais e psicossociais da Síndrome de Burnout em docentes de educação a distância. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 37, n. 2, p. 295-311, 2019. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/6886. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6886

GOMES, T. A. M. M.; LEHER, R.; COSTA, H. B. The teaching work in higher education business groups and the stock market on the stock exchange: a study of the conflicts. Education Policy Analysis Archives, [S.l.], v. 28, p. 8, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4902. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4902

LOPES, W. J. F.; SILVA, E. A. Base de profissionalidade do trabalho docente na Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 3, p. 810-833, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/5175. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p810

LORDANI, S. F. S.; CRUZ, D. S. L.; ARAÚJO, R. N. A formação continuada de professores da educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Ibero--Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp., p. 661-673, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16318. Acesso em: 17 out. 2023.

MACÊDO, S.; AMORIM, J. L.; SOUZA, M. P. G. Distanciamento social na pandemia da Covid-19: estudo com docentes universitárias. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 27, e39455, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/39455. Acesso em: 16 out. 2023

MAGALHÃES, S. M. O.; SILVA, S. A.; PAULA, L. S. Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19. Dialogia, São Paulo, n. 38, e18912, 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18912. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18912

MARTINS, D. B.; RODRIGUES, A. Propostas didáticas para a educação infantil: a tríade brincadeira, criatividade e linguagem. EccoS, São Paulo, n. 65, e22350, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22350. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22350

MATOS, I. B.; BONETI, L. W.; FERLA, A. A. Trabalho docente na medicina em uma universidade federal na região Sul do Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 32, n. 1, e210594, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210594pt. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902023210594en

MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V.; NASCIMENTO, K. A. S. A Avaliação do ensino- -aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e269037, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349269037por. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349269037por

MONTEIRO, M. I.; BUENO, B. O. Knowledges and practices of successful literacy teachers (Brazil, 1950-1980), Paedagogica Historica, [S.l.], n. 44, p. 179-191, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230701865561. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701865561

NASCIMENTO, K. A. S. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3471. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3471

NEVES, V. N. S.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, v. 25, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23128. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.26

NEVES, V. N. S.; SALES, J. A. M. Pedagogia histórico-crítica nas produções científicas de periódicos educacionais cearenses. Holos, Natal, v. 8, p. 1-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13163. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.13163

NEVES, V. N. S.; VALDEGIL, D. A.; SABINO, R. N. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: estado da arte. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.5271

NUNES, C. P.; RAIC, D. F. F.; SOUZA, E. M. F. A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 14, n. 33, e16047, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16047. Acesso em: 12 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047

OLÍMPIO, J. L. S. Solos na formação inicial de professores de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 13, p. 75-94, 2022. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/1288. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v13i0.1288

OLIVEIRA, M. R. F.; SILVA, A. S. Entre o nascer e o pôr do sol: sentidos formativos para o trabalho docente na educação da infância em tempos nebulosos. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2814-2826, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15326. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15326

PEREIRA, N. M.; PREVITALI, F. S. Os impactos das reformas educacionais brasileiras no trabalho docente das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Minas Gerais. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 5, n. 1, p. 75-89, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/20500. Acesso em: 4 out. 2023.

PRADOS, R.; LAMAS, J. S. Trabalho docente por projetos: perspectivas da comunicação e as metodologias de ensino no contexto de novas tecnologias. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 14, n. 35, p. 714-726, 2022. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1300. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1300

RAIMANN, A.; FARIAS, R. H. S. Plano municipal de educação e o trabalho docente sob tensões. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp., p. 780-795, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13349. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13349

ROCHA, D. R.; HYPOLITO, A. L. M. Disputas pela escola pública: contribuições históricas para pensar o trabalho docente. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, e31908, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/31908. Acesso em: 16 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31908

RODRIGUES, A. M.S. et al. A temporalidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 5, p. 1829-1838, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.33222019

SILVA, E. C.; MOREIRA, E. C. O plano de trabalho de professores de Educação Física ex-participantes do Pibid/FEF/UFMT. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 1, e2081, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2081. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.2081

SILVA, M. L.; MAIA FILHO, O. N.; RABELO, J. J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 215-34, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002. Acesso em: 5 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1002

SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e7339, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013. Acesso em: 17 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013

TRENTIN, V. B. Práticas pedagógicas na EJA: o que a sala de aula revela?. Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, e121/1–23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/64744. Acesso em: 12 out. 2023.

VENTURELLI, R. M. Docência, teletrabalho e Covid-19: reinvenção, pressão e exaustão do professorado em tempos de quarentena. Pegada, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 275-306, 2021. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/7815. Acesso em: 4 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7815

VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer manual. Leiden, Leiden, v. 1, n. 1, p. 1-53, 2022.

VIANNA, W. B.; PINTO, A. L. Deficiência, acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas: aspectos bibliométricos relevantes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 125-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2951

ZANI, J. B.; BUENO, L.; DOLZ, J. A atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 91-115, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166801. Acesso em: 8 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p91-115

Publicado

2023-12-20

Como Citar

NEVES, V. N. S.; DANIEL DE ASSIS, V.; HONORATO ARAGÃO, W. Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023). Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11805, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11805. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11805. Acesso em: 24 nov. 2024.