A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo

Autores

  • José Ailton Carlos Correia UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Jeane Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

precarização; flexibilização; competências; trabalho; banalização.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo abordar o conceito de competências, a flexibilização do trabalho docente e a sua correlata precarização sob a égide do neoliberalismo, bem como, apontar a necessidade de resistir à consequente banalização da injustiça social na docência. Para tanto, usamos a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Estudos nos revelam que docentes de diversos níveis e modalidades de ensino no Brasil são enredados na teia produtivista do mercado: têm assumido diversas funções dentro da escola; cumprem exigências cada vez maiores; têm seus direitos trabalhistas atacados; são desvalorizados a prestadores de serviço; e perdem a autonomia do trabalho docente; o que, em grande medida, gera adoecimento psíquico pelo inevitável “consentimento”. Por fim, destacamos a reflexão sobre a necessidade de luta e resistência pela preservação das categorias trabalho docente, instituição educacional e educação, constantemente desafiados pela lógica do neoliberalismo.

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Biografia do Autor

José Ailton Carlos Correia, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba

01. Bacharelado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. (2009-2012).
02. Curso de Pós-Graduação – Lato Sensu – em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário
Claretiano de Ensino. (2014).
03. Graduação: Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Ensino. (2013-2015).
04. Curso de aperfeiçoamento em Filosofia para crianças (Mattew Lipman) – Educação para o pensar – pelo
Instituto de Filosofia e Fundação Sidónio Muralha. 40hs. (2015).
05. Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela UNIMEP (Universidade Metodista de
Piracicaba). (2016-2017). (Avaliação CAPES 5).
06- Licenciatura Plena em História pela UNAR - Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson". (2018).
Validação de Licenciatura.
07. Doutorando em História e Filosofia da Educação pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).
(Avaliação CAPES 5). Ingresso (2020).

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

CORREIA, J. A. C.; DA SILVA OLIVEIRA DE SOUZA, J. C. . A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 2, p. eK22026, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8417. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

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Artigos