A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo
Palavras-chave:
precarização; flexibilização; competências; trabalho; banalização.Resumo
Este ensaio tem como objetivo abordar o conceito de competências, a flexibilização do trabalho docente e a sua correlata precarização sob a égide do neoliberalismo, bem como, apontar a necessidade de resistir à consequente banalização da injustiça social na docência. Para tanto, usamos a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Estudos nos revelam que docentes de diversos níveis e modalidades de ensino no Brasil são enredados na teia produtivista do mercado: têm assumido diversas funções dentro da escola; cumprem exigências cada vez maiores; têm seus direitos trabalhistas atacados; são desvalorizados a prestadores de serviço; e perdem a autonomia do trabalho docente; o que, em grande medida, gera adoecimento psíquico pelo inevitável “consentimento”. Por fim, destacamos a reflexão sobre a necessidade de luta e resistência pela preservação das categorias trabalho docente, instituição educacional e educação, constantemente desafiados pela lógica do neoliberalismo.
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