As boas influências

Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5572

Mots-clés :

Pedagogia dos multiletramentos, Paulo Freire, Base Nacional Comum Curricular

Résumé

Este breve ensaio tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre as influências positivas do pensamento de Paulo Freire no manifesto Pedagogia dos Multiletramentos (NLG, 1996) que, por sua vez, tem fortes imbricações na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.  A pergunta que orienta toda nossa reflexão é por que não fizemos antes, nem ainda, essa ponte direta com Freire? Deixamos para o leitor inferir a(s) resposta(s) a partir da leitura do mundo e da palavra, conforme nos ensina Paulo Freire.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG

Professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Références

BALTAR, M., BEZERRA. C. Paulo Freire e os estudos críticos do letramento: o sulear e a relação norte-sul. In: Revista Línguas & Letras. Unioeste, v. 15, n. 28, 2014. Disponível em http://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/viewFile/11322/8161. Acesso em 18 de maio. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

COIRO, J.; DOBLER, E., PELEKIS, K. From curiosity to deep learning: Personal digital inquiry in grades K-5. Portland, ME: Stenhouse, 2017

DOBLER, E. Internet inquiry: Effective strategies to enhance critical inquiry skills. Reading Today. August/September, 2012. p. 20-21

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis. London: Longman, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE. P. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1982.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York: Seabury Press, 1968.

FREIRE, P. Education for critical consciousness. New York: Seabury Press, 1973.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Literacy: Reading the word and the world. South Hadley, MA: Bergin & Garvey, 1987.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: The Farmer Press, 2008.

GEE, J. P. Background to the ‘New Literacy Studies’ In: GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: The Farmer Press, 2008.

GEE, J. P. Ideology in Discourses. Londres: Taylor & Francis, 1994. 49 – 70.

HISSA, D. L. A., SOUSA, N. O. A Pedagogia dos Multiletramentos e a BNCC de Língua Portuguesa: diálogos entre textos. In: Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 565-583, 2020.

McLAREN, P. L. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Havard Educational Review, 58(2): pp: 213-234, 1988.

O LEITOR. Direção: Stephen Daldry. Alemanha, EUA/2008. Duração 124 min

RIBEIRO, A. E. Textos Multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, 2020.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo, Contexto, 2003.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.

Publiée

2021-06-25

Comment citer

COSCARELLI, C. V.; CORRÊA, H. T. As boas influências: Pedagogia dos Multiletramentos, Paulo Freire e BNCC. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 20–32, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5572. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5572. Acesso em: 23 nov. 2024.