Para além da cognição
Um estudo sobre aspectos emotivo-afetivos no Eixo Leitura da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4243Palavras-chave:
Compreensão da Leitura, Emoção, Motivação, Ensino de Língua Portuguesa, BNCCResumo
Este artigo dá prosseguimento a trabalhos anteriores (ANDERSEN, 2018) que problematizam um tema pouco explorado nas pesquisas sobre o ensino da leitura, que é o papel dos aspectos emotivo-afetivos na compreensão leitora. Este trabalho, especificamente, visa a colaborar com a discussão atual sobre o documento normativo que define as aprendizagens essenciais na educação, a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir de evidências de pesquisas recentes sobre práticas de ensino que associam variáveis de natureza emotivo-afetiva à compreensão da leitura, demonstra como essas variáveis são centrais na formação de leitores e, portanto, necessitam de tratamento didático. Por meio de uma abordagem qualitativa, norteada por princípios da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2007), analisa o Eixo Leitura do Ensino Fundamental, investigando se e como variáveis relacionadas especificamente ao interesse e à motivação para a leitura circunscrevem-se nas orientações relativas a esse Eixo. Na conclusão, aponta que a Base, embora se apresente como um documento que visa à formação humana integral, traz orientações generalistas quanto aos aspectos emotivo-afetivos, dificultando o entendimento do valor dessas variáveis na formação de leitores para além da escola.
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