Ser docente em tempos de fake news

A representação de professores de inglês em uma postagem no Instagram do Escola Sem Partido e as dinâmicas dos movimentos anti-LGBTQIAP+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9491

Palavras-chave:

Notícias falsas, Professores, LGBTQIAP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação de professores de inglês em uma postagem no perfil do Movimento Escola sem Partido no Instagram, que condena o trabalho crítico de professores em escolas brasileiras. Para isso, este artigo busca refletir sobre as consequências das notícias falsas na formação cidadã e sobre o aumento de casos de violência contra a população LGBTQIAP+. Com o intuito de discutir a importância do ensino-aprendizagem de inglês em uma vertente crítica, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa (DÖRNYEI, 2006) e se baseia na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN ([1996] 2021) para investigar a relação entre os elementos visuais e os comentários presentes na referida postagem e de que maneiras reforçam discursos anti-LGBTQIAP+. Os resultados deste estudo apontam que o uso de redes sociais por políticos e parte da sociedade mais conservadora, nos últimos anos, tem criado uma “sensação” de verdade (BUCCI, 2018), a qual condena as diferentes identidades de gênero e de orientação sexual (LINS et al., 2016; JUNQUEIRA, 2017, entre outros). Portanto, este artigo afirma a importância de se lutar contra as notícias falsas nas diferentes mídias, e também nas escolas, de forma que se crie o que os documentos oficiais, como a Base nacional Comum Curricular defendem: a promoção do letramento crítico (JANKS, 2016) e dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012) dos estudantes, na construção de um sociedade mais igualitária.

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Biografia do Autor

Vanessa Moreno Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Doutora em Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ. Atua como professora de português e inglês do IFRJ, em cursos do Ensino Médio Integrado e pós-graduação. Seus interesses de pesquisa incluem a diversidade sociocultural no ensino-aprendizagem de línguas, o uso de tecnologias na educação e os estudos feministas. E-mail: vanessa.mota@ifrj.edu.br.  

Bruno Cesar Nunes de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

MOTA, V. M.; ANDRADE, B. C. N. de. Ser docente em tempos de fake news: A representação de professores de inglês em uma postagem no Instagram do Escola Sem Partido e as dinâmicas dos movimentos anti-LGBTQIAP+. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 90–108, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9491. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9491. Acesso em: 26 abr. 2024.