Uma proposta para a análise crítica do meme como gênero em aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4155

Palavras-chave:

Gênero, Meme, Consciência crítica, Pedagogia de gênero

Resumo

O advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação suscitou novas práticas de leitura e de escrita. Essas novas práticas geraram inquietações sobre como a escola, uma das principais agências de letramento, pode se apropriar dos recursos necessários para garantir processos de ensino-aprendizagem significativos e coerentes com as demandas da sociedade contemporânea. No campo da Linguística Aplicada, estudos como os de Ribeiro (2015) e Rojo e Moura (2012) sugerem a necessidade de se criarem estratégias metodológicas que permitam desenvolver os letramentos dos estudantes, em consonância com o que preconizam documentos norteadores da educação no país, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Assim, neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para a abordagem crítica do meme como gênero em sala de aula de língua portuguesa, voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho é propor um estudo reflexivo do gênero a fim de despertar a consciência crítica dos discentes, por meio da análise do meme segundo as metáforas de partícula, onda e campo. Adota-se, para isso, um aporte teórico ancorado nos Estudos Retóricos de Gênero (BAZERMAN, 2006; MILLER, 2012), aliado a procedimentos metodológicos baseados em uma pedagogia tríplice (DEVITT, 2009) para o ensino e aprendizagem crítica do gênero. Como resultado da implementação da proposta, espera-se que os estudantes percebam o gênero não apenas como uma entidade isolada, mas também em suas inter-relações com gêneros antecedentes e situados em contextos específicos.

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Biografia do Autor

Nara Maria Alves de Oliveira, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte; docente de Língua Portuguesa pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e Secretaria Municipal de Olinda. Nazaré da Mata, PE. E-mail: nara.alves@upe.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4653291604138600. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-2087-8019.

Benedito Gomes Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Professor do Programa de Mestrado Profissional da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS/UPE), Campus Mata Norte; professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP). Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise de Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de gêneros acadêmicos e letramentos acadêmicos. E-mail: beneditobezerra@gmail.com.

Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutora em Linguística. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. Nazaré da Mata, PE. E-mail: amanda.ledo@upe.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089661844410131. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-7178-9796.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

OLIVEIRA, N. M. A. de; BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. de O. Uma proposta para a análise crítica do meme como gênero em aulas de língua portuguesa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 9–29, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4155. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4155. Acesso em: 22 dez. 2024.