(Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5569Palavras-chave:
Pedagogia dos multiletramentos, Letramento sociointeracional crítico, Ensino de línguas, Material didáticoResumo
Várias são as contribuições que podemos depreender do manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures, publicado pelo Grupo de Nova Londres em 1996, dentre as quais se destacam a noção de multiletramentos; a ideia da criação de condições de aprendizagem que levem os aprendizes a terem uma participação social ativa; a necessidade de educar para três esferas da vida: a vida pública, a vida privada, e a vida produtiva; o conceito de projetos de significados (designs); o reconhecimento de elementos de significação que extrapolam significados linguísticos; e a proposta de pedagogia dos multiletramentos. Este ensaio se propõe a discutir uma possível (re)interpretação da pedagogia dos multiletramentos, pensando em sua implementação e possíveis implicações, (re)pensando não apenas sobre sua proposta, mas também refletindo sobre sua implementação na preparação de currículos, materiais didáticos e planos de aula para o ensino de línguas. A discussão aqui conduzida já serviu de embasamento teórico para duas coleções didáticas para o ensino de inglês (TILIO, 2015, 2016), tendo sido a segunda aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018.
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