Linguística Aplicada, epistemologias decoloniais e pedagogia freiriana

articulando linguagem, educação e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.14660

Palavras-chave:

linguística aplicada, estudos decoloniais, pedagogia freiriana, linguagem e educação, resistência

Resumo

A partir da intersecção entre Linguística Aplicada, estudos decoloniais e pedagogia freiriana, buscamos articular linguagem, educação e resistência. Tomando como base a Linguística Aplicada Crítica (Rajagopalan, 2003, 2006, 2010; Kleiman, 2013), INdisciplinar (Moita Lopes, 2006) e Transgressiva (Pennycook, 2006), que focaliza as vozes do Sul, questionamos o Norte global como única fonte de conhecimento. Além disso, as epistemologias decoloniais (Quijano, 2005; Lander, 2005) fornecem pressupostos para a desconstrução da visão eurocêntrica e o fortalecimento dos saberes locais e periféricos. Nesse sentido, a pedagogia de Paulo Freire (1983, 1987, 1992) possibilita práticas de ação educacional voltadas para a emancipação e resistência à opressão. Por fim, defendemos uma educação linguística comprometida com a justiça social, que valorize práticas de linguagem que promovam a transformação e o empoderamento das vozes do Sul.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo F. da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Atualmente é professor do Curso de Letras e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Tabuleiro). Tem experiência na área de letramento.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

CRUZ, C. E. F. da. Linguística Aplicada, epistemologias decoloniais e pedagogia freiriana: articulando linguagem, educação e resistência. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 77–93, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i4.14660. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14660. Acesso em: 30 mar. 2025.