Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês

Avaliação de uma proposta de ensino na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4026

Palavras-chave:

Multiletramentos, Aprendizagem de inglês, Proposta de ensino, Escola pública

Resumo

Na perspectiva de uma escola pública transformadora, a aprendizagem de inglês vai além da compreensão de língua enquanto código linguístico. A globalização e as tecnologias digitais promovem formas de se comunicar por meio de semioses que precisam ser exploradas em sala de aula de forma ética, crítica e criativa. O objetivo deste artigo é avaliar os efeitos de uma proposta de ensino de inglês como língua franca baseada na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015) em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Articulou-se um diálogo entre a pedagogia dos multiletramentos e a Base Nacional Comum Curricular para promover uma intervenção pedagógica com 10 alunos com dificuldades de aprendizagem de inglês da primeira série do ensino médio. As atividades realizadas versaram sobre o tema fake news e foram desenvolvidas com o uso do aplicativo WhatsApp. A avaliação da proposta de ensino é feita por meio das respostas dos alunos a um questionário avaliativo da experiência. Com base na análise das respostas dos alunos, argumenta-se a favor de planejamentos de aula que integrem a pedagogia dos multiletramentos, as redes sociais e temas atuais e polêmicos, pois essa integração pode trazer contribuições para a aprendizagem de língua inglesa.

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

MENDES, E. de S. S.; LIMA, S. de C. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: Avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 72–89, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4026. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4026. Acesso em: 2 nov. 2024.