Multiletramentos no currículo de ensino médio do Amazonas
um olhar sobre as práticas de linguagem do campo jornalístico-midiático
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i1.13953Palavras-chave:
multiletramentos, práticas de linguagem, BNCCResumo
No contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular, a rede Estadual do Amazonas aprovou, em 2021, o Referencial Curricular Amazonense – Etapa Ensino Médio (RCA-EM) e a Proposta Curricular e Pedagógica de Ensino Médio (PCP-EM), documentos curriculares do território e das escolas vinculadas à SEDUC-AM. Diante disso, nosso interesse são as práticas de multiletramentos previstas no currículo de língua portuguesa no ensino médio. Para tal, este artigo objetiva analisar as práticas de linguagem do campo jornalístico-midiático no currículo de ensino médio do Amazonas, à luz dos multiletramentos. Nesse sentido, discorremos sobre o surgimento da pedagogia dos multiletramentos, sua inserção nas abordagens curriculares, em âmbito nacional e estadual, e as implicações para o ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa de abordagem qualitativa ancora-se na Linguística Aplicada, cujo método documental nos permitiu realizar uma análise de caráter interpretativista, sendo que os objetos são as práticas de linguagem do campo jornalístico-midiático previstas nos documentos curriculares de ensino médio. Dentre as dez habilidades previstas no campo jornalístico-midiático, selecionamos quatro para discorremos na análise preliminar, ficando evidente que as habilidades contemplam aspectos da pedagogia dos multiletramentos, no entanto, na definição dos objetos de conhecimento e detalhamento do currículo amazonense há um distanciamento das proposições críticas contempladas pelos multiletramentos. Portanto, as habilidades analisadas apesar de se interrelacionarem com as práticas de linguagens multiletradas apresentam um distanciamento dos gêneros e práticas de linguagem assim como nota-se a ausência de abordagem das diversidades culturais locais.
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Referências
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