A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois
Algumas (re)considerações
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555Mots-clés :
Pedagogia dos multiletramentos, Designs contingenciais, Redes sociaisRésumé
O objetivo deste breve ensaio é fazer uma releitura de uma resenha crítica que escrevi sobre o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures”, de autoria de um grupo de pesquisadores provenientes da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos conhecido como The New London Group, que completa 25 anos em 2021. Ao realizar uma leitura mais atualizada, procuro discutir, em particular, a ideia de designs contingenciais, termo que cunhei em 2016 com base no manifesto, com o fito de situá-lo à luz de dois eventos de letramentos interligados que foram bastante marcantes no cenário político brasileiro em 2018, amplamente divulgados por redes sociais: a greve dos caminhoneiros e as eleições presidenciais.
Téléchargements
Références
COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In B. COPE. B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, p. 203-234, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning,
Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
HISSA, D. L. A; SOUSA, N. O. A Pedagogia dos Multiletramentos e a BNCC de Língua Portuguesa: diálogos entre textos. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 565-583, 2020.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. 1ª ed., Campinas, Editora Unicamp, 2020. 406 p.
PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n 55, v. 2: 525-530, mai./ago. 2016.
PINHEIRO, P. A. Web 2.0 e saber-fluxo: novas questões de letramento digital. Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 37-38, p. 193-214, 2010.
THE NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Petrilson Pinheiro 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).