Por um mundo diverso cultural/linguisticamente

Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5600

Palavras-chave:

Discurso, Diferença, Identidades Sociais, Multiletramentos

Resumo

Somos frequentemente afetados por discursos de exclusão veiculados nas mídias de massa. E a inclusão acerca dos temas sobre as identidades sociais requer cada vez mais atenção dos professores de línguas. O intuito neste texto é retomar pontos centrais do Manifesto dos Multiletramentos e discutir a necessidade de uma educação linguística, para o contexto brasileiro, a partir dos pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, a fim refletir a respeito do trabalho com as identidades sociais no ensino de línguas. A reflexão está pautada na necessidade de uma perspectiva de letramento que saia de uma formação para o indivíduo, direcionando o envolvimento do sujeito na comunidade, o que é possível com a pedagogia dos multiletramentos, desde que a multimodalidade e a multiculturalidade sejam vistas de maneira conjunta.

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

GRANDO, R. K. Por um mundo diverso cultural/linguisticamente: Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 86–92, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5600. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5600. Acesso em: 22 dez. 2024.