O ingresso na prática docente dos letramentos sociais

Caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4323

Palavras-chave:

Letramentos sociais, Etnografia educacional, PIBID/Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo discute uma proposta de letramento desenvolvida no PIBID, área de Letras/Português, a partir de um olhar etnográfico. Destacam-se a descrição e a reflexão das experiências dos bolsistas em um duplo processo: o primeiro diz respeito à formação do leitor-bolsista (re) construída por meio da narrativa autobiográfica e o segundo refere-se à construção da prática docente no processo de desenvolvimento da proposta de letramento na escola. Constituem-se como suporte teórico-metodológico deste estudo a Etnografia Educacional (ERICKSON, 1986; 1984) articulada a abordagens sociais para o trabalho com os letramentos – Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014); Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012) e Pedagogia Transmídia (PEREIRA & GOMES, 2019). Os resultados apresentados nos revelam a necessidade de enfrentamento dos problemas dos (não) letramentos sem ocultar a realidade local de desigualdade social de muitas das escolas públicas do país e confirmam a abordagem teórico-metodológica da Etnografia Educacional como um caminho para o trabalho com a leitura. Revelam ainda que o uso das tecnologias, incluindo a digital, pode ser uma solução para oferecer aos alunos acesso às obras literárias.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

PEREIRA, A. da S. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: Caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 260–279, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4323. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4323. Acesso em: 7 nov. 2024.