Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4021

Mots-clés :

Práticas Colaborativas de Escrita, Google Docs, Multiletramentos

Résumé

Este artigo apresenta uma análise de práticas colaborativas de escrita utilizadas em uma produção textual coletiva do gênero discursivo comentário online, produzida na plataforma digital Google Docs, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio do município de Palotina-PR. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como as práticas colaborativas de escrita podem contribuir para produção textual do gênero discursivo comentário online? A investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação. O corpus da pesquisa consiste no comentário online em grupo e foi analisado, em suas etapas de escrita e reescrita, armazenadas no histórico de versões do Google Docs, a fim de identificar que aspectos das práticas colaborativas de escrita e que elementos dos multiletramentos os estudantes utilizaram. O embasamento teórico pautou-se em autores como Koche (2010), Pinheiro (2011), Mendonça (2018), Rojo e Moura (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2018), entre outros. Os dados revelaram resultados muito positivos, posto que os estudantes participaram efetivamente da atividade tanto de escrita como de rescrita, produziram o texto do gênero discursivo proposto, tendo realizado as práticas colaborativas de escrita na construção coletiva do texto e conseguido inserir elementos de multiletramentos nele.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2020-09-21

Comment citer

DA SILVA, D. M. da S.; CASTELA, G. da S. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 292–313, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4021. Acesso em: 24 nov. 2024.