Abordagem Semiótica de Gêneros Multimidiáticos

Uma Perspectiva para o Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Era Digital

Autores

  • Julio Neves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2941

Palavras-chave:

Linguagem multimidiática, Semiótica social, Multiletramentos, Metalinguagem, Ensino-aprendizagem

Resumo

As novas práticas sociais trazem como implicação que a presença constante do texto multimidiático como forma de comunicação na vida das pessoas, potencializada pelas tecnologias digitais, impões um novo modo de ser e de viver. Em nossas pesquisas que vimos realizando, os resultados vêm mostrando a necessidade de que o ensino da leitura e da escrita do texto multimidiático passe a ser objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa. Portanto,  pretende-se, aqui, discutir e refletir sobre as possíveis abordagens semióticas do texto multimidiático. Os pressupostos teóricos são (1) a diversidade dos gêneros atrela-se à situação, à posição social e às relações pessoais de reciprocidade entre os participantes da comunicação (2) O trato com a linguagem no âmbito escolar requer uma pedagogia dos multiletramentos (3) A multimodalidade presente em texto dessa natureza compreende que os modos semióticos constitutivos se organizam a partir de relações semânticas (4) Toda semiótica é semiótica multimídia e todo letramento é letramento multimidiático (5) O ensino do texto multimidiático deve se dar por meio de uma metalinguagem facilitadora da aprendizagem (Unsworth). Desse modo, neste trabalho, apresentam-se perspectivas metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da produção do texto em linguagem multimidiática.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

PEREIRA, J. N. Abordagem Semiótica de Gêneros Multimidiáticos: Uma Perspectiva para o Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Era Digital. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 110–120, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2941. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2941. Acesso em: 24 abr. 2024.