Abordagem Semiótica de Gêneros Multimidiáticos
Uma Perspectiva para o Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2941Palavras-chave:
Linguagem multimidiática, Semiótica social, Multiletramentos, Metalinguagem, Ensino-aprendizagemResumo
As novas práticas sociais trazem como implicação que a presença constante do texto multimidiático como forma de comunicação na vida das pessoas, potencializada pelas tecnologias digitais, impões um novo modo de ser e de viver. Em nossas pesquisas que vimos realizando, os resultados vêm mostrando a necessidade de que o ensino da leitura e da escrita do texto multimidiático passe a ser objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa. Portanto, pretende-se, aqui, discutir e refletir sobre as possíveis abordagens semióticas do texto multimidiático. Os pressupostos teóricos são (1) a diversidade dos gêneros atrela-se à situação, à posição social e às relações pessoais de reciprocidade entre os participantes da comunicação (2) O trato com a linguagem no âmbito escolar requer uma pedagogia dos multiletramentos (3) A multimodalidade presente em texto dessa natureza compreende que os modos semióticos constitutivos se organizam a partir de relações semânticas (4) Toda semiótica é semiótica multimídia e todo letramento é letramento multimidiático (5) O ensino do texto multimidiático deve se dar por meio de uma metalinguagem facilitadora da aprendizagem (Unsworth). Desse modo, neste trabalho, apresentam-se perspectivas metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura e da produção do texto em linguagem multimidiática.
Downloads
Referências
Design of Social Futures, Routledge, London, 2000.
GUIMARÃES, H. M. Concepções, crenças e conhecimento - afinidades e distinções essenciais. Quadrante v. XIX, n.º 2, p. 81-102. 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/11019. Acesso em jun 2018.
JEWITT, C. Multimodality and Literacy in School Classrooms. Review of research in Education. v. 32, p. 241. 2008. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.3102/0091732x07310586 Acesso: Ago. 2018.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University Press, 2001.
LEMKE, J. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 455-479, Jul./Dez. 2010.
MAGALHÃES, C. M. & ARAÚJO, W. M. de Os professores e o medo da mídia. Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 575-592, set./dez. 2014.
PEREIRA, J. N. A textualização multimodal do texto didático: implicações teórico-metodológicas. In: PEREIRA, J. N. e SILVA, S. B. B. (Org.) Língua Portuguesa e Literatura no livro didático: desafios e perspectivas. Campinas, S.P.: Pontes Editores, 2018.
PEREIRA, J. N. Gêneros multissemióticos: questão de multiletramento. In:_____ FREITAS, J. H. & ASSUMPÇÃO. S. S. (Org.) Redes de Aprendizagem entre a escola e a universidade. Salvador, EDUFBA, 2019.
SILVA, S. B. B. & PEREIRA, J. N.(Org.). Língua Portuguesa e literatura no livro didático: desafios e Perspectivas. Campina, SP: Pontes, 2018.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. New York: Oxford University Press, 2001.
UNSWORTH, L. Towards a metalanguage for multiliteracies education: Describing the meaningmaking resources of language-image interaction. English Teaching: Practice and Critique May 2006, v. 5, n. 1. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2006v5n1art4.pdf pp. 55-76. Acesso maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julio Neves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).