A Contribuição do Letramento Muldimodal para os Multiletramentos

Autores

  • Josenia Antunes Vieira, UnB

Palavras-chave:

letramento multimodal, teoria multimodal do discurso, multiletramentos

Resumo

A contribuição principal do letramento multimodal para o estudo da Teoria do Letramento (TL) é o alargamento desse conceito para multiletramentos, os quais inspiraram os estudos multimodais sobre o discurso e, particularmente sobre o texto. Fairclough (1992); Kress e van Leeuwen (1996, 2006); Fairclough e Chouliaraki (1999); van Leeuwen (2000; 2005) defendem que as práticas discursivas, por sua natureza social, refletem as mudanças da escrita, tornando-se a instância preferencial para estudar os novos letramentos multimodais. A Teoria Multimodal do Discurso (TMD), por sua vez, concentra seus estudos nas semioses sociais que se manifestam tanto em teorias linguísticas quanto em teorias sociais, em uma perspectiva transdisciplinar, as quais podem efetivamente contribuir para o avanço
dos estudos dos novos letramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FAIRCLOUGH,N. Discourse and Social Change. Cambridge: Polite Press, 1992.
HASAN, R; WILLIAMS, G. Literacy in Society.London, New York: Longman, 1996.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2nd ed. London: Arnold, 1994.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: the Modes and Media of Contemporary Communication. New York: Oxford Press, 2001.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the Grammar of Visual Design. London: Routledge, [1996] 2006.
KRESS, G; LEITE-GARCIA, R; VAN LEEUWEN, T. “Semiótica discursiva”. In: El Discurso como Estructura y Proceso: Estudios sobre el Discurso. Una Introducción Multidisciplinaria. Compilado por Teun van Dijk. España: Gedisa, 2000.
KRESS, G. Multimodal texts and critical discourse analysis.: Discourse Analysis Proceedings of the 1st International Conference on Discourse Analysis. Edited
by E. R. Pedro. Lisboa: Colibri, 1996.
STREET, B. V. (ed). Cross-Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: University Press, 1993.
STREET, B. V. Social Literacies: Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. London: Longman, 1995.
VIEIRA, J. A.O Papel das Práticas de Letramento Mediadas na Reconfiguração da Linguagem e na Constituição do Sujeito. Brasília, 2004 (inédito).
VIEIRA, J.A.(Edit). Olhares em Análise de Discurso Crítica. 2009. Disponível: www.cepadic.com

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

VIEIRA, J. A. A Contribuição do Letramento Muldimodal para os Multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 85–100, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1723. Acesso em: 22 nov. 2024.