Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio

Palavras-chave: Práticas Colaborativas de Escrita, Google Docs, Multiletramentos

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de práticas colaborativas de escrita utilizadas em uma produção textual coletiva do gênero discursivo comentário online, produzida na plataforma digital Google Docs, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio do município de Palotina-PR. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como as práticas colaborativas de escrita podem contribuir para produção textual do gênero discursivo comentário online? A investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação. O corpus da pesquisa consiste no comentário online em grupo e foi analisado, em suas etapas de escrita e reescrita, armazenadas no histórico de versões do Google Docs, a fim de identificar que aspectos das práticas colaborativas de escrita e que elementos dos multiletramentos os estudantes utilizaram. O embasamento teórico pautou-se em autores como Koche (2010), Pinheiro (2011), Mendonça (2018), Rojo e Moura (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2018), entre outros. Os dados revelaram resultados muito positivos, posto que os estudantes participaram efetivamente da atividade tanto de escrita como de rescrita, produziram o texto do gênero discursivo proposto, tendo realizado as práticas colaborativas de escrita na construção coletiva do texto e conseguido inserir elementos de multiletramentos nele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACRI, M. C. Escrita colaborativa e letramento digital: Coautoria em ambiente virtual. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Londrina, UEL. 2013.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOLSARIN, R. S. Participação e colaboração na Wikipédia: o lugar da aprendizagem social frente aos multiletramentos. In: PINHEIRO, P. (org.). Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2017. p. 29- 57.

CASTELA, G. S. A leitura e a didatização do (hiper) texto eletrônico no ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos Neolatinos, opção Língua Espanhola). Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2009. Disponível em: https://ensinodelinguascomtic.files.wordpress.com/2012/09/castella_2009_tese.pdf. Acesso em: 20 set.2019.

COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSCARELLI, C. V.; CANI. J. B. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI. J. B. (orgs.).Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 15- 48.

KOCHE, V. S. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 53-58.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

MACIEL, G. L. O uso de ambiente colaborativo digital como ferramenta de produção da escrita na escola. Dissertação (Mestrado em Letras - PROFLETRAS). Cascavel, Universidade Estadual do Oeste Paraná, 2016.

MENDONÇA, G. P. Um gênero em muitos: a carta e os novos caminhos no ambiente virtual. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina/PR. 2018.

PIEREZAN, D.M.S. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Letras). Cascavel. Universidade Estadual do Oeste Paraná, 2019. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4693/2/Daiane%20Mari%202019.pdf Acesso em: 08 mar. 2020.

PINHEIRO, P. Práticas colaborativas de escrita via internet: repensando a produção textual na escola. Londrina: Eduel, 2013.

PINHEIRO, P. A. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, São Leopoldo, vol. 9, n. 3, p. 226-239, set/dez 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07. Acesso em: 27 fev. 2020.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOUZA, M. C. S. Compondo: uma Metodologia para produção colaborativa do conhecimento em educação a distância. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação). Salvador, UFBA, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8178. Acesso em: 08 mar. 2020.

Publicado
2020-09-21
Como Citar
DA SILVA, D. M.; CASTELA, G. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 292-313, 21 set. 2020.