Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4021Palavras-chave:
Práticas Colaborativas de Escrita, Google Docs, MultiletramentosResumo
Este artigo apresenta uma análise de práticas colaborativas de escrita utilizadas em uma produção textual coletiva do gênero discursivo comentário online, produzida na plataforma digital Google Docs, com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio do município de Palotina-PR. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como as práticas colaborativas de escrita podem contribuir para produção textual do gênero discursivo comentário online? A investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, sendo uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação. O corpus da pesquisa consiste no comentário online em grupo e foi analisado, em suas etapas de escrita e reescrita, armazenadas no histórico de versões do Google Docs, a fim de identificar que aspectos das práticas colaborativas de escrita e que elementos dos multiletramentos os estudantes utilizaram. O embasamento teórico pautou-se em autores como Koche (2010), Pinheiro (2011), Mendonça (2018), Rojo e Moura (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro (2018), entre outros. Os dados revelaram resultados muito positivos, posto que os estudantes participaram efetivamente da atividade tanto de escrita como de rescrita, produziram o texto do gênero discursivo proposto, tendo realizado as práticas colaborativas de escrita na construção coletiva do texto e conseguido inserir elementos de multiletramentos nele.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).