PALAVRAS DE ORDEM E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA
Palavras-chave:
Palavras de ordem, Jogos de linguagem, Subjetividade capitalística, GeekResumo
Considerando a relação existente entre linguagem e produção de subjetividade, este artigo traça uma produção de subjetividade capitalística (GUATTARI; ROLNIK, 1996) que se faz quando o conceito de cultura permeia os processos linguajeiros de subjetivação. Para tanto, apoia-se na perspectiva de uma linguagem que dá ordem à vida, a partir de palavras de ordem como variações de agenciamentos e atos de fala atribuídos a corpos, expressando sentidos de morte ou de fuga (DELEUZE; GUATTARI, 2011b). O corpo nesta cartografia é o geek, construído subjetivamente como o nerd (ou não) contemporâneo, apto socialmente, aficionado por tecnologia e/ou por cultura pop – alguns de seus pontos de subjetivação. Este mapeamento ocorreu em jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1999) atravessados com a Rede Geek, um site com podcasts, vídeos, blog e outros conteúdos que agenciam uma subjetivação geek. Desse modo, por um mapeamento intensivo, tem-se uma produção de subjetividade capitalística geek devinda com palavras de ordem quando sentenciam morte ao um corpo, organizando, significando e subjetivando-o a uma mais-valia de poder.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 2. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 4. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 5. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012b.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2014.
SILVA, Jony Kellson de Castro. Produção de subjetividade geek: uma cartografia dos jogos de linguagem na Rede Geek. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza - CE, 2015.
SMITH, Eric. Geek Love - O manual do amor nerd. São Paulo: Editora Gente, 2014.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jony Kellson de Castro Silva, Claudiana Nogueira de Alencar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).