Internacionalização da Educação no Sul Global

Um diálogo com o Prof. Kleber Aparecido da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8535

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação, Sul Global

Resumo

Este texto é o resultado de uma entrevista feita pelo Assessor de Extensão e Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Samuel de Carvalho Lima, com o pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), Kleber Aparecido da Silva. Foram propostas, por e-mail, três perguntas ao Pesquisador/Professor, que versavam sobre as seguintes temáticas: (1) a relação entre Internacionalização da Educação no Sul Global, Educação Crítica e Translinguagem; (2) os desafios para o desenvolvimento da internacionalização de uma instituição de educação no Brasil; (3) os impactos resultantes da internacionalização de uma instituição de educação no Sul Global. As perguntas e respostas foram organizadas em seções nessa ordem, dando uma dimensão, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada, de problematizações contemporâneas que nos ajudam a caminhar para a construção de uma identidade mais participativa do Brasil e do Sul Global no contexto internacional.

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Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília – UnB

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Seus principais campos de interesse encontra-se na ampla área da linguagem, decolonialidade, formação de professores/as e internacionalização, que também incluem gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramento e educação crítica na formação de professores; teorias e pedagogias críticas, bem como práticas decoloniais na produção do conhecimento. Atualmente, coordena o Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: ?Grupo de Estudos Críticos e Avançados da Linguagem? e faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (Universidade de São Paulo, Brasil e IES do Brasil e do Canadá) e do Projeto de Educação Linguística Crítica para/no Sul Global (Universidade de Brasília, Brasil e IES do Sul Global), cujos interesses se interconectam com estudos da linguagem, cultura, educação e tecnologia. Além disso, coordena o Diretório de Linguagens, Direitos Humanos e Diversidades, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília, Brasil, cujos interesses de pesquisa se conectam à linguagem, políticas linguísticas, direitos humanos, minorias marginalizadas, diversidades e tecnologias, em uma perspectiva crítica e decolonial. É pesquisador e orientador da Rede Idiomas Sem Fronteiras (MEC e UnB) na área de Inglês e de Português para Estrangeiros. É coordenador das séries ?Estudos Críticos em Linguagens? e "Linguística Aplicada" pela Mercado de Letras e ?Linguagens para/na Universidade? pela Editora Contexto. Foi laureado em 2016 com o prêmio de melhor dissertação orientada na área de Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB; pelo Prêmio ?Cláudio Luiz Ubeba? como o melhor profissional na área de Educação pela Câmara dos Vereadores de Barretos em 2017/2018; pelo prêmio Linguistas em foco pela ABRALIN; pelo prêmio Liderança Educacional pela Câmara dos Deputados em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 e é Cidadão Bemérito pela Câmera dos Vereadores de Barretos.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua em cursos técnicos de nível médio, na Licenciatura em Matemática, na especialização em Educação e Contemporaneidade, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2007), tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e fez pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho (2018). Atualmente, atua como Assessor de Relações Internacionais em exercício na Reitoria. E-mail: samuel.lima@ifrn.edu.br

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

SILVA, K. A. da; LIMA, S. de C. Internacionalização da Educação no Sul Global: Um diálogo com o Prof. Kleber Aparecido da Silva. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 179–196, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8535. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8535. Acesso em: 15 nov. 2024.