Processamento de linguagem e o acesso lexical em língua estrangeira na gamification e nos jogos lúdico-interativos

Um estudo bibliográfico no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-7416

Palavras-chave:

Processamento linguístico, Língua Estrangeira, Acesso lexical, Gamification

Resumo

O objetivo desse artigo é destacar a apropriação de vocabulário em língua estrangeira (LE) em situações de aprendizagem, tais como em atividades de gamification e jogos lúdico-interativos. Tendo em vista o processamento de linguagem, partimos da perspectiva de que o acesso lexical corresponde à emissão e produção de significados, ou seja, dos vocabulários, e está associado aos aspectos cognitivos, culturais e sociais de uma língua (BARBOSA, 2009). Logo, compreendendo a relação entre o processamento linguístico e a apropriação de um novo idioma, apontamos a relevância de ferramentas digitais para motivar o alunado ao desenvolvimento do léxico em LE. Para alcançarmos esse propósito, a metodologia do trabalho enfoca um levantamento qualitativo e bibliográfico (CRESWELL, 2010; YIN, 2016), revisitando na literatura, estudos que amparem a premência da temática. Logo, selecionamos quatro artigos que melhor se encaixam às necessidades do escopo desta pesquisa. Os resultados apontam que gamificar atividades (BORGES, 2017) e utilizar jogos lúdico-interativos (MARINHO; MIRANDA, 2019), em contexto de aprendizagem, parecem corresponder às estratégias de ensino e apropriação lexical em LE, porquanto tende a despertar a motivação e o engajamento do aluno. Apesar disso, observa-se que os aplicativos móveis ainda precisam atualizar seus designers para contextualizar a aplicação de interculturalidade às atividades gamificadas. Mesmo assim, incentivamos o uso dessas ferramentas digitais e sugerimos a continuidade de ações de pesquisas empíricas acerca da temática, a fim de divulgar observações relevantes à comunidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Mirella Mota Cavalcante da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Estudos da Tradução, Universidade Federal do Ceará (UFC) , Fortaleza-Ce.

Irislene e Silva Coutinho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Estudos da Tradução, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-Ce.

Daniele Lima Miranda, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestra em Estudos da Tradução, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

SILVA, M. M. C. da; COUTINHO, I. e S.; MIRANDA, D. L. Processamento de linguagem e o acesso lexical em língua estrangeira na gamification e nos jogos lúdico-interativos: Um estudo bibliográfico no contexto brasileiro. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 189–203, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-13-7416. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7416. Acesso em: 25 dez. 2024.

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