LINGUAGEM, DOR E AGÊNCIA: A GRAMÁTICA DESCOLONIAL DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Autores

  • Claudiana Nogueira de Alencar UECE

Palavras-chave:

Linguagem, Dor, Agência, MST

Resumo

Neste artigo, procuro mostrar como o caráter complexo e seletivo da violência é enfrentando pelos movimentos sociais campesinos através do trabalho terapêutico da linguagem. Partindo do pressuposto de que a violência, marcada por dinâmicas de poder colonizador, atinge preferencialmente as comunidades subalternas situadas no lado oprimido da diferença colonial, decidi investigar as práticas políticas e culturais de ressignificação da violência pelo movimento campesino brasileiro, através de uma pesquisa-ação realizada em um assentamento rural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, situado em uma cidade interiorana do Nordeste do Brasil. Minha preocupação central será discutir a linguagem da dor e do sofrimento na cosmologia subalterna camponesa latino-americana como um modo de agência contra apropriação/violência do sistema capitalista colonizador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASAD, T. Agency and pain: An exploration, Culture and Religion, 1:1, 29 -60, 2000.
AUSTIN, John. How to do things with words. Harvard University Press, 1962.
BEZERRA NETO, L. Sem-Terra aprende e ensina: estudo sobre as práticas educativas do movimento dos trabalhadores rurais. Campinas: Autores Associados, 1999.
BONFIM, M. Queres saber como fazer identidades com as palavras? Uma análise em pragmática cultural da construção performativa da identidade de sem terra assentado no MST/CE. Dissertação de Mestrado. PosLA-Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, 2011.
BUTLER, J. Excitable Speech: A Politics of the Performative. New York: Routledge, 1997.
CALDEIRA, Teresa. City of Walls: Crime, segregation and citizenship in São Paulo. Berkeley: University of California Press, 2000.
CÂNDIDO, A. Martírio e Redenção In: As Imagens e as Vozes da Despossessão: a Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Available from: http://www.landless-voices.org/vieira/archive-5.phtml?rd=MARTYRDO858&ng=p&sc=3&th=41&se=0
DAS, V. Life and Words. Violence and the descent into the ordinary. Berkeley: University of California Press, 2007.
DERRIDA, J. Signature événement contexte. In: Limited Inc. Paris: Éditions Galilée.1990.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
HONNETH, A. Luta pelo reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.
MALDONADO- TORRES, N. A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, Março 2008: 71-114.
MORISSAWA, M. A história da luta pela terra e MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
PELOSO, R. A força que anima os militantes. Mística: uma necessidade no trabalho popular e organizativo. Caderno de Formação, São Paulo: MST, n.27, p.7-14, 1998.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América latina. in: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. buenos Aires: Consejo latinoamericano de Ciências Sociales (ClACSO), 2005. p. 227-278.
RAJAGOPALAN, K. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Sâo Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SACHS, J. The activist teaching profession. Buckingham: Open University Press, 2003.
SPIVAK, G. C.. “Scattered speculations on the subaltern and the popular,” Postcolonial Studies, 8 (4): 475-/486, 2005.
STÉDILE, J P.; FREI SÉRGIO. A luta pela terra no Brasil. São Paulo: Página Aberta, 1999.
WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations [Investigações Filosóficas]. Bilíngue Alemão/ Inglês. G.E.M. Anscombe & Rush Rhees (eds.). Trad. G.E.M. Anscombe. Oxford: Blackwell. 1958.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

DE ALENCAR, C. N. LINGUAGEM, DOR E AGÊNCIA: A GRAMÁTICA DESCOLONIAL DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 11–22, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1914. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)