Dialogismo e Construção de Sentidos em Charges da Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4227Palavras-chave:
Linguagem, Relações Dialógicas, Sentidos, Charge, Folha de São PauloResumo
Considerando o dialogismo inerente a qualquer manifestação da linguagem, sendo, portanto, condição para a construção de efeitos de sentidos do texto, neste artigo, objetiva-se analisar, a partir da manifestação das relações dialógicas, como os sentidos são construídos em charges da Folha de São Paulo. O corpus desta investigação, qualitativa e de ordem descritiva, é constituído de quatro charges de cunho político, referentes à figura do presidente Jair Bolsonaro, produzidas no mês de janeiro, do ano de 2020, veiculadas no Jornal Folha de São Paulo. Para isso, fundamentamo-nos teoricamente nos estudos de Bakhtin (2016, 2018), Volóchinov (2018) e de outros pesquisadores da obra bakhtiniana (BRAIT, 2005, 2016; MIOTELO, 2008), considerando, especificamente, as reflexões em torno da linguagem, do dialogismo e da ideologia. Em função disso, constatamos que o gênero em questão possibilita observar a manifestação das relações dialógicas, com base do (re)conhecimento do cronotopo, que situa e motiva a produção dos enunciados nele materializados, num processo de agenciamento da multiplicidade de vozes que evoca. Ademais, os sentidos no gênero também são construídos graças à natureza ideológica a ele inerente, reflexo do modo de pensar dos sujeitos e resultante das interações sociais e dialógicas, emergidas, no caso, do corpus analisado, pelo verbal e pelo visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).