As práticas pedagógicas de professoras de educação infantil em exercício docente na creche

Autores

Palavras-chave:

Creche, Prática docente, Habitus, Campo educacional

Resumo

O estudo encontra-se inserido no debate referente à prática e à formação de professores de educação infantil. Tem por objetivo geral investigar valores e disposições incorporados em processos formativos não formais vivenciados nas trajetórias pessoal e profissional que se manifestam em facetas da prática pedagógica de professoras em exercício docente na creche. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram mobilizados como referencial teórico os conceitos de habitus e campo, elaborados por Pierre Bourdieu (2011); a concepção de prática educativa formulada por Sacristán (1999); bem como as considerações de Bujes (2002), Barbosa (2006) e Kuhlmann Jr. (1998) referentes à educação infantil. As análises permitiram evidenciar que as condutas das professoras podem ser compreendidas como estratégias realizadas a partir do senso prático que adquirem ao adentrar no campo educacional e ocupar determinada posição conferida à função docente.

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Biografia do Autor

Jessica Blasques da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professora de Educação infantil, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo e mestranda em Educação pela mesma instituição na linha de pesquisa sobre a Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

Silva, J. B. da . (2021). As práticas pedagógicas de professoras de educação infantil em exercício docente na creche. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6043