As práticas pedagógicas de professoras de educação infantil em exercício docente na creche
Palavras-chave:
Creche, Prática docente, Habitus, Campo educacionalResumo
O estudo encontra-se inserido no debate referente à prática e à formação de professores de educação infantil. Tem por objetivo geral investigar valores e disposições incorporados em processos formativos não formais vivenciados nas trajetórias pessoal e profissional que se manifestam em facetas da prática pedagógica de professoras em exercício docente na creche. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram mobilizados como referencial teórico os conceitos de habitus e campo, elaborados por Pierre Bourdieu (2011); a concepção de prática educativa formulada por Sacristán (1999); bem como as considerações de Bujes (2002), Barbosa (2006) e Kuhlmann Jr. (1998) referentes à educação infantil. As análises permitiram evidenciar que as condutas das professoras podem ser compreendidas como estratégias realizadas a partir do senso prático que adquirem ao adentrar no campo educacional e ocupar determinada posição conferida à função docente.
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