Estágio em Educação Física na saúde mental: experiência em ministrar práticas corporais

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Educação Física, Saúde mental

Resumo

O objetivo do texto é descrever a experiência de Estágio do curso de Educação Física, realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), pautado na vivência de ministrar práticas corporais. Este trabalho é um relato de experiência de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para a coleta dos dados utilizamos o roteiro de observação, o diário de bordo e a roda de conversa. O cronograma de intervenção foi composto por: jogos e brincadeiras, exercícios físicos e práticas esportivas. Destacamos como resultados: a satisfação dos usuários em fazer as práticas corporais, alegria em relembrar a infância e participação dos expectadores do jogo de futebol no alongamento e aquecimento. Enfim, a diversificação de práticas corporais contribuiu para a adesão e assiduidade dos usuários nas oficinas de Educação Física. Tal resultado é creditado a realização das atividades de acordo com as características dos usuários e uso da ludicidade.

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Biografia do Autor

Daniela Pereira Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII

Lília Teixeira Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII

Fábio Fernandes Flores, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrando em Ensino, Linguagem e sociedade (PPGELS). Licenciado em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde - GEPEECS.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Silva, D. P., Rodrigues, L. T., & Flores, F. F. (2021). Estágio em Educação Física na saúde mental: experiência em ministrar práticas corporais. Ensino Em Perspectivas, 2(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4596

Edição

Seção

Relato de experiência