RESGATANDO AS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS COM INSTRUMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i10.49Palavras-chave:
construções geométricas, instrumentos, ropriedades de figuras planasResumo
Este artigo objetiva apresentar uma experiência vivenciada em um mini-curso ministrado na IV Semana de Matemática, do Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV - Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba. O mini-curso teve como objetivos resgatar as construções geométricas utilizando instrumentos como régua, compasso e esquadros, familiarizar o participante com a régua, o compasso e o par de esquadros; e apresentar as propriedades de algumas figuras geométricas, por meio de construções com os instrumentos. Os conteúdos trabalhados foram retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos e congruência de figuras, vinculados ao Bloco de Conteúdos “Espaço e Forma”, dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental – PCN. Baseamo-nos na obra “Programa de Desenho para a terceira e quarta séries ginasiais”, de Benjamim de A. Carvalho, publicação datada de 1958, como fonte de referência para a elaboração e adaptação das atividades apresentadas nas atividades desenvolvidas no mini-curso. Confirmamos nossa hipótese inicial de que os instrumentos não são utilizados em aulas na Educação Básica. A proposta da utilização de instrumentos para o resgate das propriedades geométricas foi considerada válida, pois, para os participantes, auxilia na compreensão dos conteúdos relacionados à Geometria. Nesse sentido, a obra de Carvalho (1953) nos auxiliou na elaboração das sequencias didáticas, visto que os assuntos abordados no referido livro estão diretamente relacionados ao objetivo de nosso trabalho. Além disso, reiteramos que as propriedades das figuras geométricas podem ser melhor abordadas com o uso dos instrumentos de construção, para que o aluno consiga compreendê-las e visualizá-las enquanto realiza as construções.